Prévia - Super Mario 3D World

#Prévia Publicado por inuyasha302, em .

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Em poucos dias o mundo terá um novo jogo daquele que é tido por muitos como o personagem mais icônico da história dos videogames. Entre os fãs de Mario, as expectativas são muito altas, apesar de ainda ter muita gente no mundo que pensa "ih, mais um jogo do Mario, a mesma coisa de sempre". Vamos tentar analisar algumas coisas (as informações nunca estão completas antes do lançamento) e ver o que de fato esse novo lançamento da Nintendo promete ser.

Primeiro vamos situar o jogo. Falar da franquia Mario, ainda mais num site dedicado à Nintendo, é desnecessário, mas podemos dizer que ele de certa forma é como um sucessor de Super Mario 3D Land pelo estilo de jogo (alguns sites chegaram a divulgar que se trata de uma sequência), mesmo sendo Land um jogo de portátil enquanto o World será exclusivo do Wii U. Super Mario 3D Land combinou muito bem o Mario em 3D com o estilo 2D de plataforma side-scrolling, mas apesar de seguir essa receita o próximo lançamento aparentemente terá um pouco mais de exploração livre como em outros jogos 3D do encanador para os consoles de mesa.

O Enredo permanece simples como basicamente todos os jogos de plataforma da franquia. Mario, Luigi, Peach e um Toad azul (a roupa, não a pele) encontram um cano transparente enquanto andavam pelo Reino do Cogumelo. Dele sai uma fada chamada Sprixie, mas logo depois também aparece Bowser que captura a fada e foge pelo cano. Nossos heróis obviamente entram pelo cano (essa piada "jamais" foi usada quando se fala de Mario) para perseguir o vilão e vão parar no Reino de Sprixie, onde precisam encontrar a fada que viram e outras companheiras suas.

Vamos entender isso direito... cano transparente? Sim. O jogo traz algumas novidades, e uma delas são canos transparentes onde é possível ver os personagens "viajando" através deles não apenas em cutscenes como também durante o gameplay. Confesso que desde o primeiro Super Mario Bros. eu esperava por isso.

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Outras novidades estão em ítens. Alguns são resgatados de jogos anteriores, mas outros são completamente novos. A própria Nintendo na sua estratégia de divulgação tem dado ênfase à roupa de gato, que faz com que o personagem possa correr mais rápido, atacar com as garras e escalar. Resta ver se isso vai pegar tanto quanto o Tanooki, por exemplo...

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Outros exemplo de novidades com ítens são cerejas que criam uma duplicata sua (e que vão acumulando). Ainda há outros, mas não precisamos estender mais para compreender que o jogo tem uma diversidade maior de obstáculos que irão requerer esses ítens novos, assim como os antigos.

Existem ainda duas novidades importantes na jogabilidade que precisam ser mencionadas, fora as outras menores. A primeira é a inspiração em Super Mario Bros. 2 (bem quisto por muitos, por outros nem tanto). É possível jogar com os 4 personagens que citei no enredo e cada um possui suas características próprias de movimentação envolvendo corrida e pulo, que são basicamente as mesmas de SMB2. Outra novidade é que o multiplayer suportará até 4 jogadores (cada um com um personagem) explorando o mesmo nível simultaneamente. Não foi até agora esclarecido muitas especificações sobre isso, mas parece ser possível desbloquear todos os segredos do jogo independente do número de jogadores, talvez no máximo precisando trocar de personagem (ou nem isso).

Existe uma tendência (mas claro que não é uma regra) da Nintendo aproveitar melhor o uso do Gamepad do Wii U do que as thirdies. As funções dele já anunciadas para esse jogo incluem usar a tela de toque para descobrir ítens e inimigos escondidos, além de outros já habituais (jogar independente da tela da tv, controle de um dos personagens, etc). A expectativa é que tenha mais alguns recursos do controle para o jogo que ainda não foram revelados para o público. O jogo também trará alguns pequenos recursos online envolvendo o Miiverse, como a possibilidade de coletar estampas.

Qual o saldo disso tudo? Há alguns dias conversando com algumas pessoas, eu havia dito que esse jogo possui o potencial para ser talvez o melhor Mario já lançado, ou pelo menos um dos melhores. Recentemente saiu uma notícia de que um jogador conseguiu terminar o jogo em 8 horas. Ainda que ele não tenha feito 100%, é um número preocupante. Mesmo que seja possível ver no youtube speedruns de jogos antigo em poucos minutos, é preocupante ver que um jogo novo em que supostamente o jogador não conhece muitos segredos seus consiga ser terminado em tão pouco tempo. Até que isso fique mais claro, dá pra ficar com um pé atrás nesse quesito. Mas como um bom jogo do Mario, os jogadores quase que certamente sentirão vontade de desbloquear tudo, jogar de novo do 0, e por aí vai...

Expectativa Geral - 9,5/10

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