Videojogos podem ajudar na aprendizagem de matérias escolares menos populares

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Pesquisa descobre potencial de jogar videojogos educacionais em conjunto.

IMAGEaHR0cDovL3NtMS5pbWdzLnNhcG8ucHQvbWIveC82L0gvdW9jalpGRmd3eTZMOHdtQlp3NjJlVFBnXy5qcGc=

Jogar videojogos educacionais em modo cooperativo ou competitivo poderá resultar num aumento da motivação nos estudantes e, assim, ajudar na aprendizagem de matérias "menos populares" como a matemática.

As conclusões são de uma nova pesquisa da Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development, em Nova Iorque, realizada com alunos do segundo e terceiro ciclos.

De acordo com os resultados agora revelados pela universidade localizada em Nova Iorque, os estudantes que jogaram o jogo FactorReactor (um título desenhado para desenvolver as capacidades matemáticas através da resolução de problemas) de forma competitiva ou cooperativa com outros estudantes demonstraram um maior "domínio da orientação para o objetivo" do que os restantes participantes que jogaram sozinhos.

Em conjunto com a motivação, também o interesse e o divertimento registaram aumentos; dados que levam os pesquisadores a concluir que os estudantes que jogaram em conjunto adotaram uma postura mental "ideal" para aprendizagem.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, estes dados poderão significar que os videojogos podem motivar os estudantes para a aprendizagem de matérias menos populares, como a matemática.

"A aprendizagem baseada em videojogos pode mesmo tornar os estudantes mais interessados nessas matérias [menos populares] e aumentar a atenção através de desafios como colecionar estrelas ou pontos", disse Jan Plass, uma das responsáveis pelo estudo e professora na universidade responsável pela investigação, que tal como Paul O'Keefe, o co-autor do estudo, defende que os jogos educacionais poderão, de fato, ajudar os estudantes.

Os pesquisadores pretendem agora desenvolver a pesquisa no sentido de compreender melhor de que forma os videojogos deste gênero poderão ser implementados de forma eficaz na aprendizagem em conjunto.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro