Pesquisa: jogos eletrônicos podem melhorar funções cerebrais

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Novo estudo de pesquisadores alemães aponta para os benefícios de jogar regularmente.

IMAGEaHR0cDovL2NpYmVyY29ycmVzcG9uc2FsZXMub3JnL3N5c3RlbS9waG90by9pbWFnZS8zMjQyL29yaWdpbmFsL0xRVE1FUkhBQUZMS05WSUVFTFlLS0tKUENXU01ORFRUSkdPUVVGVVZNRktUT0VLVVBDLmpwZw==

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Max Planck Institute for Human Development e da Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus (em Leipzig, Alemanha) jogar videojogos de forma regular pode melhorar a orientação espacial, a formação de memória, o planeamento estratégico e as capacidades motoras.

A nova revelação é proveniente de um estudo conduzido em Berlim com recurso ao clássico Super Mario 64 para o Nintendo 64.

A pesquisa levada a cabo comparou dois grupos de adultos: um no qual os participantes jogaram, durante dois meses, 30 minutos por dia; e outro (o grupo de controle) que não jogou Super Mario 64.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores demonstraram um aumento de massa cinzenta no grupo de jogadores e nenhum tipo de alterações nos restantes participantes.

Foram igualmente observadas mudanças em zonas do cérebro envolvidas em funções importantes, como por exemplo, a orientação espacial, formação de memoria e capacidades motoras.

De acordo com os pesquisadores, a vontade de jogar possui também influência, sendo que nestes jogadores as diferenças foram superiores.

"Enquanto outros estudos demonstraram as diferenças na estrutura do cérebro dos vídeo-jogadores, a presente pesquisa demonstra uma ligação direta entre os videojogos e um aumento na massa cerebral. Isto prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas através dos videojogos", disse Simone Kühn, responsável pelo estudo.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,