Artigo do The Advocate revela forças por trás da escolha do ex-consultor da NSA.
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Edward Snowden, o ex-consultor da NSA agora exilado em Moscovo por ter revelado documentos confidenciais sobre programas de espionagem da agência nacional de segurança americana, diz ter sido inspirado a "fazer o mais correto" pela influência dos jogos e HQs.
Foram estas as duas forças a impulsionar a decisão de revelar publicamente os documentos sobre os programas de espionagem da NSA que envolvem a interseção e o registo de comunicações de milhões de cidadãos e chefes de Estado e de Governo.
A informação chega agora ao conhecimento público através do jornalista Glenn Greenwald - uma das três pessoas a quem Snowden forneceu os documentos - que entrevistou o entrevistou quando este ainda se encontrava em Hong Kong.
"Não foram as teorias de Hegel sobre as estruturas do poder ou a retórica de Ron Paul sobre a privacidade; não foi a genealogia da moral de Nietzsche ou as noções de Governo de Jefferson. Foram as HQs e os jogos", conta o jornalista num artigo publicado no The Advocate.
De acordo com Greenwald, Snowden chegou mesmo a afirmar, com algum embaraço: "Existem os bons que são forçados a fazer coisas difíceis, mas boas".
Por saber, ficam os nomes dos jogos e HQs que levaram Snowden a denunciar as práticas de espionagem que têm estado na agenda do dia um pouco por todo o mundo.
Podem ler o artigo completo do The Advocate, aqui.