Quais as possibilidades da plataforma aberta do SteamOS ?

#Notícia Publicado por rafael81, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDkvU3RlYW1PUy5qcGc=

Diferentemente das plataformas fechadas que dominam os consoles atuais, uma plataforma aberta permite infinitas possibilidades, e é isso que pode tornar o SteamOS um destaque, e uma maneira totalmente diferente de interagirmos com os jogos e a internet na sala de estar.

Neste artigo vou destacar varias possibilidades nas quais as plataformas fechadas teriam dificuldade em se adaptar:

Instalação de games e aplicativos de fora da loja da Steam

A possibilidade de instalar games e aplicativos de fora da loja oficial é um requisito básico para que um sistema possa ser chamado de plataforma aberta ( plataforma aberta não é referente ao código aberto do kernel linux usado no sistema, um exemplo de plataforma aberta é o Windows que tem seu código fechado, mais não deixa de ser de plataforma aberta )

Com isso poderemos baixar e instalar games tipo World of WarCraft, onde o desenvolvedor somente deixa o link para download do jogo no site oficial, para isso acontecer só basta o desenvolvedor criar uma versão do game para SteamOS. Só não espere ganhar conquistas Steam ao joga-lo.

SmarTVs com SteamOS

A Valve deu sinais que seu sistema será bastante multimídia, possibilitando o uso de vídeo, áudio, games e todo tipo de aplicativo, isso é perfeito para SmarTVs. Claro que você não vai instalar o SteamOS nas SmarTVs atuais, mais podem aparecer vários aparelhos assim no futuro. E um destaque seria os Trackpads do Steam Controller que são similares ao mouse, seria um controle perfeito para uso multimídia na TV.

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTAvc3RlYW1jb250cm9sbGVyMS5qcGc=

Consoles Portáteis com o SteamOS

Além de Consoles tradicionais de mesa, também pode aparecer consoles portáteis com este sistema, é só imaginar o Steam Controller com uma tela maior e com hardware, a arquitetura intel x86 já se mostrou eficiente em Smartphones e Tablets, então não vejo nada que impeça isso.

Com certeza as APUs da AMD e os novos processadores Intel com GPUs integradas de nome Iris ( APUs da Intel ) vão fazer a magica.

Kit Realidade Virtual

Como é uma plataforma aberta qualquer empresa pode criar um periférico e faze-lo funcionar no SteamOS, isso abre a possibilidade de que a recém industria de realidade virtual que esta a surgir em volta do Oculus Rift também se desenvolva em volta do SteamOS. E Gabe Newell já afirmou que seu sistema é totalmente compatível com o Oculus Rift , sendo ele mesmo um dos grandes financiadores do projeto. Outro periférico que é muito usado em conjunto com o Oculus Rift é o Razer Hydra, que por acaso a Valve já da suporte a este periférico em quase todos os seus games.

Já podemos até ver alguns jogos da valve usando esta dupla de periféricos que promete ser a base dos games de realidade virtual :

TUgzdjJWckNaOVE=

Games pelo Navegador

Novamente o Steam Controller é um destaque, como ele vai ser fácil jogar games casuais de navegados ( que por acaso estão cada vez menos casuais ), por causa do seu funcionamento semelhante ao mouse.

Outro detalhe é que as plataformas fechadas atuais não permitem você jogar nada que não seja pagando pela mídia ou comprando pela loja oficial, os controles atuais também não são bons para isso.

Rafael
Rafael #rafael81

Usuário da GamVício desde 2005 com muito orgulho !

, Itaquaquecetuba, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque