Li-Fi: a tecnologia que transforma qualquer lâmpada num ponto de rede sem fios

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Um grupo de pesquisadores Chineses afirma ter conseguido transmitir informação a velocidade de 150 Mbps usando uma lâmpada LED.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5jZG4uaW1wcmVzYS5wdC9leGFtZWluZm9ybWF0aWNhLzIwMTMtMTAtMjEtcmJnLWxlZC5qcGc=

Pesquisadores na Fudan University, em Xangai, são o mais recente grupo a demonstrar uma tecnologia que transmite informação através de luz em vez de ondas de rádio. Esta tecnologia tem o potencial para ser dez vezes mais rápida que o Wi-Fi tradicional sem o problema da congestão do espetro radioelétrico.

A BBC indica que as lâmpadas produzidas pelos pesquisadores da Universidade são capazes de enviar dados a velocidades de até 150 Mbps, e que uma lâmpada LED de apenas 1 watt seria suficiente para fornecer acesso a quatro computadores.

Todavia, um grupo de peritos disse à BBC que seriam necessárias mais provas de os investigadores conseguiram atingir estas velocidades, dado que não existem registos da tecnologia e ação.

O standard Li-Fi envia dados através de lâmpadas LED convencionais, que são ligadas e desligadas muito depressa, numa frequência que pode ir aos milhares de milhões por segundo.

Como este piscar é tão rápido, é também indetectável ao olho humano. Um receptor ótico num portátil ou smartphone encarrega-se, depois, de descodificar os padrões no tremeluzir das lâmpadas, transformando-os em dados utilizáveis.

Esta tecnologia é vista como um complemento ao Wi-Fi atual, dado que este protocolo enfrenta o problema do ruído eletromagnético, originado pela sua imensa popularidade.

Nas zonas urbanas mais densas, o Wi-Fi é cada vez mais ineficiente porque as várias redes Wi-Fi existentes numa dada zona tendem a degradar a velocidade geral a que as comunicações podem ser efetuadas.

Neste momento, as lâmpadas LED podem ser ligadas e desligadas a uma frequência suficiente para transmitir informação 10 vezes mais depressa que as atuais redes Wi-Fi. Todavia, a velocidade pode ser aumentada caso se consiga elevar a frequência a que as lâmpadas LED piscam.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.