Velocidade da internet no Brasil sobe 15% em 2013, aponta Akamai

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A qualidade da internet no Brasil está melhorando, mesmo que vagarosamente. É isso que aponta o último The State of the Internet, estudo trimestral feito pela Akamai e liberado nesta semana. Segundo a análise, a velocidade média da conexão brasileira subiu 11% do primeiro (janeiro a março) para o segundo trimestre (abril a junho) de 2013, chegando a 2,4 Mbps - uma melhora acumulada de 15% em relação ao ano passado.

O número ainda deixa o Brasil apenas na 80ª posição do ranking mundial, que tem média de 3,3 Mbps. À frente do país, estão Estados Unidos (8,7 Mbps), Canadá (8,2 Mbps), México (3,6 Mbps), Chile, Equador e Colômbia (os três com média de 2,9 Mbps), para ficar apenas na América. No entanto, a velocidade é melhor que a de Argentina (2,0), Uruguai (1,9) e Venezuela (1,3), por exemplo. De todos os países americanos, apenas o Chile teve uma piora se compararmos 2012 com 2013.

Outro dado revelado pelo estudo mostra o porquê de a média de velocidade da internet brasileira ainda ser tão baixa. De acordo com a Akamai, apenas 15% da população do país têm conexão de mais de 4 Mbps, o que nos coloca novamente atrás de países como Equador e México. E pior: dos 30,9 milhões de usuários daqui, apenas 0,7% têm 10 Mbps ou mais - enquanto a média na Coreia do Sul, por exemplo, é de 13,3 Mbps.

Internet móvel - No The State of the Internet, a Akamai ainda analisou a evolução da internet móvel no mundo, e os gráficos mostram que o Android aos poucos está tomando conta do tráfego - ao menos em redes móveis. Pela pesquisa, vê-se que a porcentagem de solicitações de acesso vindas de browsers baseados no Android WebKit ultrapassou as provenientes do Safari Mobile em maio e manteve-se acima até o fim do período analisado (38 a 34% em 30 de junho). Em compensação, os pedidos vindos de outros sistemas - Windows Phone e BlackBerry OS, por exemplo - passaram dos 10%, mas continuam distantes.

No entanto, se passarmos a considerar as outras redes, como Wi-Fi, o resultado da briga entre Android e iOS muda totalmente. O domínio da Apple caiu consideravelmente de abril para junho, de mais de 60% para 54%, mas ainda é bem superior ao de solicitações de navegadores do Android, que detêm 27,4%. Fora do gráfico, uma constatação interessante é o aumento do uso do Internet Explorer móvel, do Windows Phone: de um trimestre para o outro, foi de 0,5% a 7% - considerável, levando em conta que a parcela do sistema operacional da Microsoft no mercado ainda é relativamente pequena perto do Android e do iOS.

Por fim, o último dado do estudo mostra que o celular definitivamente deixou de ser utilizado apenas para conversar. De 2007 para junho de 2013, o tráfego de dados pela internet móvel passou dos 1600 petabytes, enquanto o de voz mal chegou à casa dos 200. Para efeitos comparativos, 1 petabyte é igual a pouco mais de 1.000 terabytes, ou 1 milhão de GB.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,