Canonical lança a nova versão do Ubuntu, baixe agora

#Notícia Publicado por clenivaldo, em .

Depois de tradicionais 6 árduos meses de desenvolvimento a Canonical disponibiliza para download o Ubuntu 13.10, com o code-nome de Saucy Salamander, a nova versão não traz mudanças radicais como era de se esperar.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8xMC91Yl8wMl90aHVtYi5qcGc=

Visualmente a distro recebeu a integração nativa com as Smart Scopes, sofreu uma correção no tema GTK também, especificamente no Nautilus e no Evince, a nova versão também ganhou um indicador de teclado na barra superior, o alternador de janelas também ganhou atualização é agora funciona em conjunto com o mouse.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1WNWEya3JfZDNNUS9Va1M1S0NUQWRnSS9BQUFBQUFBQUlwTS80U2pMQW5kMGdJdy9zNjQwL2FzMi5qcGc=

Internamente falando, agora a versão do Unity é a 7.1.2 que é mais veloz que a sua predecessora e tem muitos bugs corrigidos, a Central de programas dessa versão também recebeu um upgrade e agora permite instalar pacotes .deb que contenham todas as dependências necessárias em si de maneira totalmente offline.

Outra modificação é a possibilidade de se logar no Ubuntu One diretamente na instalação do sistema, isso já deixa o seu Ubuntu One Client já devidamente configurado com os seus dados, essa conta também é usada para instalar programas pagos, usar o Ubuntu Music Store e ativar os App recomendados da Central de Programas do Ubuntu, essa unificação já havia sido prometida à algum tempo e agora é realidade, todos os serviços em uma única conta como faz o Google.

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1seHlyZk9pV2JxYy9VZ29tTm4zUWw4SS9BQUFBQUFBQUlHMC9JOF8xU2xSVXVnMC9zNjQwL3N3aXRjaGVyLXVidW50dS0xMy4xMC1saW51eC5wbmc=

Outro ponto importante é que essa versão não traz o polêmico Mir/Xmir , depois de muita discussão e testes a Canonical resolveu que ainda não era hora de colocar ele como padrão da distro, de modo que ela vem com o tradicional servidor X, porém, para os interessados será possível instalar o Mir direto da Central de Programas.

Estar disponível também a versão 1.0 do Ubuntu touch para Galaxy Nexus e Nexus 4. Existe também já suporte para o Nexus 7 e Nexus 10 mas a Canonical ainda não considera essas versões estáveis. Como é sabido, em 2014 a Canonical pretende que o Ubuntu Touch "corra" em tudo o que é dispositivo: smartphones, desktops, tablets, servidores, etc.

Ubuntu 32 bits: http://br.releases.ubuntu.com/saucy/ubuntu-13.10-desktop-i386.iso

Ubuntu 64 bits: http://br.releases.ubuntu.com/saucy/ubuntu-13.10-desktop-amd64.iso

Ubuntu Phone: http://www.ubuntu.com/phone

clenivaldo
clenivaldo
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque