Os maiores fails da história da Sony

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

Vamos falar mal hoje da Sony, empresa por trás do PlayStation e de vários outros produtos. Como a Sony está no mercado de games desde 95, alguns dos fails daqui podem não ser diretamente ligados a jogos, mas eu explico o porquê deles no texto, ok?

5. O UMD

IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTAvdW1kLTYyMHg0MTAuanBn

O UMD era um revolucionário disquinho que iria ser o cérebro da central multimídia do PlayStation Pocket, mas no fim acabou se provando um grande fracasso. Além de não oferecer muita segurança aos jogos (que logo foram pirateados aos montes), eles faziam uma barulheira do caramba dentro do PSP, gastavam bem mais bateria do que as versões digitais dos jogos e ainda por cima tinham tempos de carregamento lentos.

A Sony havia prometido lançar, além de jogos, filmes em UMD para o PSP, mas falando sério, quem consegue assistir um filme inteiro num portátil? No fim, ele acabou recebendo meia dúzia de filmes e o formato deixou de ser usado com o lançamento do PSP GO, apesar desse não ter feito tanto sucesso assim também.

4. O lançamento do PlayStation Vita

IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDgvcHN2aXRhLTYyMHgzNTAuanBn

O PlayStation Vita prometia ser o portátil que finalmente iria tirar a Nintendo da posição de dominância do mercado que ela tem desde sempre. Custando os mesmos 250 dólares que o Nintendo 3DS custava e prometendo oferecer gráficos semelhantes ao do PS3, além de uma porrada de métodos de entrada, como touchscreen, painel de toque traseiro e acelerômetro, o portátil ainda não decolou, mesmo depois de dois anos após o seu lançamento. O que deu errado?

Basicamente, a arrancada do Vita foi um grandíssimo fracasso. O portátil chegou às lojas inacabado, com uma porrada de características faltando, como a possibilidade de jogar jogos do PSP, ou até do PlayStation One (ele veio com uns 7 ao todo, e a lista foi atualizada bem aos poucos). Os jogos de lançamento eram realmente bons (exceto pelo lixo que era Call of Duty: Black Ops Declassified e Resistance Burning Skies), mas a seca de títulos de peso que se estendeu depois acabou matando a vontade das pessoas de comprarem um Vita.

Hoje em dia, o futuro do portátil está em ser a máquina definitiva de jogar indies, além de servir como controle remoto do PlayStation 4 e ganhar alguns jogos por ano que foram lançados há pelo menos um ano para o seu irmão maior, o PS3.

3. O Sixaxis

IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTAvYm9vbWVyYW5nLmpwZw==

O Sixaxis era para ter sido dessa forma, se o bom senso não tivesse voltado à Sony. Esse modelo de controle foi apresentado pela primeira vez na E3 de 2005, mas recebeu tantas críticas tanto de jogadores como da mídia especializada que a empresa acabou voltando atrás. Para não ficar feio pro lado deles, eles disseram que era "apenas um modelo de como o controle poderia ser" e que "ele nunca chegou a ser realmente considerado", mesmo tendo sido mostrado na E3.

No fim, a Sony acabou usando o design do DualShock 2 mesmo, só que sem a função de vibração devido ao acelerômetro que o controle tinha. Essa função de vibração voltou à tona com o DualShock 3, um controle exatamente ao Sixaxis, só que com vibração.

2. 600 dólares por um PlayStation 3

http://criticalhits.com.br/wp-content/uploads/2013/10/ps3-600-620x338.jpeg

Esse provavelmente teria sido o maior fail da Sony não fosse a cagada deles na PSN em 2011, mas a Sony fez uma tremenda duma burrada ao achar que o PlayStation 3, por mais magnífico que fosse, iria vender milhões e milhões de unidades custando US$ 600,00 por um modelo com apenas 60GB de HD.

O console acabou encalhando nas lojas após as primeiras semanas e isso deu bastante espaço ao Xbox 360 nos EUA. Isso forçou a Sony a ter que cortar preços e vender o PS3 com bastante prejuízo. Apenas recentemente a Sony conseguiu ultrapassar a Microsoft em número de unidades vendidas de console e ter algum lucro com cada unidade vendida, mas mesmo assim, o Xbox 360 continua reinando nos EUA.

1. A invasão da PSN

IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTAvcHNuLWhhY2suanBn

A PlayStation Network foi hackeada em 2011 num evento que acabou comprometendo as informações pessoais de cerca de 77 milhões de pessoas. Além disso, o serviço ficou fora do ar por semanas, incluindo a parte de jogos online. Quem tinha um PS3 na época foi jogado de volta à era dos jogos offline do PS2 e deve ter ouvido muita flauta de amigos donos de Xbox 360.

No fim, a Sony perdeu centenas de milhões de dólares no processo e ainda foi processada (e com razão) no Reino Unido por não ter cuidado dos dados de seus consumidores.

-

Que outros fails da Sony vocês têm para engordar a lista?

Anônimo
Anônimo