Trollada do Ano

#Notícia Publicado por gameviciochato, em .

Todos já esperavam que a grande descoberta da Nasa que iria sacudir o planeta não teria nada a ver com a agência espacial norte-americana -- todas as evidências, desde um site wordpress hospedado no Panamá até o fato de que o Governo está paralisado, indicavam que era uma tentativa de viral publicitário. Mas foi além disso: foi a trollagem do ano.

Os internautas que cadastraram seus e-mails receberam, enfim, o grande anúncio ainda no sábado, um dia antes do previsto: um videoclipe psicodélico de um rapper chamado Beeki Vendi intitulado "Purple Ninja" (Ninja Roxo, em tradução livre) que, na verdade, já estava publicado desde o dia 17 de setembro. O conteúdo é centrado apenas em uma frase: "I'm a purple ninja and i'm so cool" ("Eu sou o ninja roxo, e sou muito legal").

Eis a grande descoberta.

Utilizar o logotipo de uma entidade federal para endossar campanhas publicitárias sem autorização é crime. Com a paralisação do governo, é provável que nada aconteça ao Ninja Roxo por enquanto -- mas tudo permanece guardado nos arquivos da NSA.

A reação dos internautas foi imediata. Entre os indignados e outros que levaram a piada numa boa, os comentários inundaram a fanpage e o canal do músico no YouTube; até agora, o vídeo conta com 78 mil views e a maioria das avaliações, obviamente, é negativa. "O divertido de trollar é: funciona para os dois lados, cara engraçado", comentou um internauta no Facebook.

Vendi não é estranho às redes sociais: tem mais de 7 mil inscritos em seu canal no YouTube e 132 mil fãs no Facebook. Seus vídeos já foram visualizados 1,8 milhão de vezes. Ele faz postagens com pouca frequência, mas com alto engajamento. É inegável que boa parte desses números surgiu depois da trollagem.

Para além do deboche, há uma reflexão útil para os administradores: como um músico desconhecido -- mais para comediante --, com uma frequência de atualização baixa nas redes sociais e um produto de pouca qualidade para oferecer, atraiu a atenção de tantas pessoas com um investimento presumivelmente baixo? Levando em conta os resultados imediatos e a expectativa (despertar a ira ou humor das pessoas), a estratégia foi impecável.

Quem foi trollado tmb da joinha e quem não foi trollado da negativo.

Video:http://www.youtube.com/watch?v=G4ojkW_t7mo

gameviciochato
gameviciochato