Gabe Newell fez o Windows uma plataforma de games viável no passado e o SteamOS poderá ser a próxima

#Artigo Publicado por rafael81, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTAvZ2FiZV9uZXdlbGxfLmpwZw==

Em uma época interessante da computação e da história dos games, vimos nada menos que Gabe Newell (hoje dono da Valve), então membro influente da equipe da Microsoft,ajudar e fazer um papel importante para tornar o Windows uma plataforma de jogos viável, e provavelmente, a partir daí, o monopólio do Windows passou a começar ,sobre o mercado de computação e para consumidores de jogos para computador ,por quase duas décadas. Porquê levantar esta questão agora ? é claro que Gabe é notável pelo que fez no passado e por causa da Valve e seu novo caminho para a sala de estar com o SteamOS ( novo competidor das plataformas da Sony, Microsoft e Nintendo ).

Durante 13 anos, em meados dos anos 90, Gabe Newell era o "produtor dos três primeiros lançamentos do Windows". Na época, de acordo com Gabe, "era um senso comum, de que não se era possível escrever um bom um jogo para Windows porquê, bem, motivos técnicos não identificados." Em 1993, o Doom foi lançado, e de acordo com Newell, tornou-se o programa mais usado em todo os EUA, à frente do Windows. Quando você considera que Id Software na época era uma empresa de apenas 12 pessoas, e a Microsoft já tinha centenas de desenvolvedores trabalhando no Windows, isso já foi um grande feito.

Newell estava desapontado pelo jogo ter sido feito apenas para MS-DOS, em vez do Windows e, portanto, a tarefa de alguns de seus engenheiros foi criar um porte para o Windows. De acordo com uma entrevista de 2007 , ele então na época chamou John Carmack fundador da Id Software , para lhe informar que a Microsoft iria fazer um porte de graça,e assim, o porte foi literalmente lançado como Doom 95. É possível que o sucesso de Doom e Doom 95 tenha mostrado aos desenvolvedores que era realmente possível criar games Top no Windows. É importante notar também que WinG, o precursor do DirectX, foi amadurecendo com isso ao mesmo tempo, talvez tenha sido uma combinação de fatores que finalmente fez o Windows uma plataforma também de jogos.

De qualquer maneira, os paralelos entre os esforços de Newell em portar o Doom 95 e seu trabalho para tornar o Linux uma plataforma de jogos são surpreendentes. Houve no passado um equívoco de que o Windows não podia correr bons jogos, e da mesma forma hoje a o consenso popular que não acredita que o Linux é capaz de ser uma boa plataforma para jogos ( apesar dos inúmeros games para Android , que também usa kernel Linux ). Ele usou um jogo existente, de grande sucesso para provar o que o Windows poderia fazer, e agora ele planeja fazer o mesmo, dizendo que os desenvolvedores AAA estão portando seus jogos para SteamOS (e, portanto, Linux). Ele trabalhou na porte do Doom 95 de graça, acreditando que provar a viabilidade do Windows era mais importante do que o dinheiro, da mesma forma hoje, SteamOS será livre e aberto.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHRyZW1ldGVjaC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDkvZG9vbTk1XzA0LmpwZw==

"As pessoas comuns não percebem como os jogos são importantes na escolha e em comportamentos de consumidores na hora das compras", disse Gabe Newell em uma entrevista de 2012. Newell provavelmente acreditava que portar o Doom para o Windows teria um efeito proporcionalmente positivo sobre o ecossistema do Windows, e agora ele está tentando fazer a mesma coisa com o SteamOS e as Steam Boxs .

No ponto atual, sua plataforma roda um kernel solido que é o linux, drivers gráficos maduros da Nvidia e Intel, e excelente desempenho do OpenGL, não existem barreiras tecnológicas que impedem o SteamOS de se torne uma plataforma de jogos viável. Agora só precisamos de alguém para provar isso com o lançamento de um jogo AAA Linux, algo como Grand Theft Auto 5 ou Bioshock: Infinity. Talvez Newell irá repetir o mesmo truque, com Valve fazendo o trabalho portabilidade gratuitamente. Talvez seja o suficiente para ter o peso necessário. Se a Valve acredita que pode funcionar, então há certamente outros desenvolvedores de jogos por aí que vai seguir o exemplo. Ou talvez a Valve vai lançar Half-Life 3 para Linux e SteamOS que provavelmente faria o truque também.

R3puNkUybTNvdGc=

Rafael
Rafael #rafael81

Usuário da GamVício desde 2005 com muito orgulho !

, Itaquaquecetuba, Sao Paulo, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque