Alemão descobre como jogar online com o Super Nintendo

#Notícia Publicado por LucasCarmo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hZG1pbmlzdHJhZG9yZXMuY29tLmJyL19hc3NldHMvbW9kdWxlcy9ub3RpY2lhcy9ub3RpY2lhXzgwNDIwLnBuZw==

Os saudosistas que não tiveram coragem de se desfazer do seu Super Nintendo (SNES), videogame de quase 22 anos de idade, podem começar a comemorar. Graças ao improviso do programador alemão Michael Fitzmayer, agora há a possibilidade de jogar online o Super Mario World, por exemplo, com outros jogadores.

O truque é simples, não precisa de emulador: basta utilizar um adaptador caseiro no controle retrô para que os dados sejam capturados e transmitidos de um jogador para outro através da Internet. O projeto denomina-se SNESoIP e é descrito com maiores detalhes no GitHub, onde também é ensinada a fómula do adaptador.

Como se trata de um projeto de código aberto (open source), qualquer pessoa pode fazer o download do arquivo e também modificá-lo, livre de taxas. Para ajudar financeiramente o pesquisador a aprimorar o desenvolvimento da técnica, é possível fazer doações pelo PayPal.

Os planos futuros do programador envolvem versões do adaptador para o Gameboy Classic e para o Super Gameboy. Segundo Michael, "aqueles que se interessaram pela iniciativa e gostariam de participar do seu desenvolvimento serão bem vindos".

Para quem jogou seu SNES no lixo, mas ainda sente saudade dos games de antimagente, existe o site SNES Box, que, desde que seu computador reproduza Flash, vai rodar os jogos do Super Nintendo no seu browser, com a opção de multiplayers.

Com informações do Tecnoblog.

Lucas
Lucas #LucasCarmo
, Salvador