PES 2014: Código Fonte mostra que o jogo foi "feito do zero"

#Artigo Publicado por God.of.War, em .

IMAGEaHR0cDovL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9wby90dC9mL29yaWdpbmFsLzIwMTMvMDYvMTEvcGVzLWNvbXBhcmUtdmlkYS1yZWFsLTIwMTQuanBn

Aqui fica um mea culpa. Eu mesmo também fiquei na dúvida sobre se PES 2014 era mesmo um produto do zero ou um retalho de PES 2013 e a velha engine. Bobagem! Analisando o código do jogo, fica claro que tudo foi feito do zero, menos alguns scripts de jogadas que sinceramente não havia a necessidade de serem refeitos. Muita gente que já testou a demo do game afirma que há tantas repetições de jogadas parecidas com PES anteriores, onde era possível sim gerar uma certa dúvida se o game foi ou não construído do zero.

czFGVVhzV0lBSk0=

Se há espaço para críticas e há, é o erro da Konami em não adiar a estreia da nova engine para a nova geração de consoles. Claramente a atual geração de consoles como PS3 ou XBOX 360 não suporta todo o potencial do novo Pro Evolution Soccer: é como colocar um motor de uma Ferrari ou Lamborghini num Celta, que não suporta o torque de um motor tão potente.

Mas Metal Gear Solid não seria um game mais robusto que PES e mesmo assim "corre" sossegado na Fox Engine? Não. A quantidade de frames num game de esportes é muito maior e o modo como as câmeras de Pro Evolution Soccer 2014 capturam o jogo exigem ainda mais da engine, além de serem totalmente ajustáveis.

Há o fator contato, onde trombadas, divididas, em especial as bolas divididas no jogo aéreo que impressionam além da conta. Há poucos cortes, na maior parte do game a bola é reposta em jogo sem interrupções, o que sobrecarrega a engine e o gameplay é soberbo, o jogo corre suave, sem trepidações.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYmNkbi1zcGhvdG9zLWEtYS5ha2FtYWloZC5uZXQvaHBob3Rvcy1hay1wcm4xLzEyMzM5ODNfMTAxNTE2NDQxMTMyMjkzMjdfMTExMTQzNzYxM19uLnBuZw==

A Konami fez um planejamento a longo prazo, numa parceria tripla com a nova engine, a Havok e colaboradores técnicos que visam oferecer ao game mais realismo. Trazer o espírito do futebol ao game em 100%, adicionando conteúdo ao jogo sempre que viável. A nova geração de PES é um trabalho de quatro ou cinco anos. Escalável, de onde teremos o mesmo game no PS3, no PS4, PSP, nos Smartphones, Tablets, PC… e no XBOX?

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYmNkbi1zcGhvdG9zLWMtYS5ha2FtYWloZC5uZXQvaHBob3Rvcy1hay1hc2gzLzY0MTMzXzEwMTUxNjQ0MTEzMzU5MzI3Xzg4MTEyMjUyX24ucG5n

Bem, essa é história para outro post, um longo post.

Num futuro próximo, quem gosta de Pro Evolution Soccer terá de optar pelo produto da Sony (mas gosta de XBOX), enquanto FIFA praticamente virá de graça em tudo que é relacionado a Microsoft.

No fundo, era algo que já era para ter ocorrido há alguns anos.

A decisão de acelerar o processo e atrapalhar o trabalho de todo mundo na PES Productions tem nomes e aos bois damos nomes. A Konami, num pedido gentil e que devemos respeitar, pede para que isso seja tratado internamente e quem é que deva ganhar o bilhete azul no fim do ano, que ganhe sem estardalhaço, pois só geraria mais rumores idiotas. Não dá para dizer que não foram avisados né Hosoda-san?

God.of.War
God.of.War

Evoluindo ao Extremo!

, Volta Redonda-RJ
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,