Pro Evolution Soccer corre um sério risco de acabar

#Artigo Publicado por LukasPs3, em .

IMAGEaHR0cDovL3Blc2JyLnBlc2Jya29udGFrdC5uZXRkbmEtY2RuLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvUEVTMjAxNC1TdGFkaXVtcy1DYW1wTm91LmpwZw==

A quarta-feira não começa como gostaríamos: a Konami informou que a EA liquidou qualquer possibilidade de negociação em relação as arenas espanholas e outros estádios europeus como Wembley, Stade de France, Donbass Arena, Aviva Stadium e o Braga Municipal Stadium, todos previstos para PES 2014 e "roubados" da Konami nas últimas semanas, além dos 20 estádios espanhóis.

Estádios italianos foram preservados pelo fato da Konami conseguir negociar as licenças clube a clube e não com uma única pessoa. Hoje os estádios da Juventus e o Olímpico de Roma foram anunciados.

Outras arenas europeias (além dos estádios da Copa de 2014) previstas para PES 2014 também estão sendo bloqueados pela Eletronic Arts. Com um orçamento estimado 12 vezes maior que o da Konami para desenvolver a série FIFA, a produtora japonesa sofre com o comportamento mais agressivo até hoje apresentado pela concorrente desde que ambas passaram a se degladiar.

"Não há uma única área de interesse da PES Productions que a EA não tente destruir. É uma declaração de guerra clara e sem escrúpulos, afirma Naoya Hatsumi."

Pelos lados de Vancouver, o chefão David Rutter afirma para quem quiser ouvir que destruirá Pro Evolution Soccer num prazo menor do que ele havia previsto e que não enxerga a curto prazo nenhum concorrente a altura para a série FIFA.

Além da exclusão das arenas espanholas pelos próximos três anos, a Eletronic Arts já mandou o recado claro que cobrirá qualquer oferta da Konami para manter exclusividade sobre as Ligas da Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália nos próximos anos, o que significa manter a Konami apenas com ligas menores como Turquia, Grécia, Holanda e Portugal.

Uma pequena boa notícia é que o novo Edit Mode de uniformes de PES 2014 permite até quatro kits de uniformes para os clubes: 3 regulares e um clássico. Com exceção do clássico, os outros três são totalmente customizáveis.

[...]

A tensão impera pelos lados de Roppongi e um projeto que começou cercado da maior empolgação pelo melhor PES de todos os tempos hoje vive minutos, horas e dias cada vez mais sombrios. A Konami precisa responder rápido e acalmar os fãs. Silêncio neste momento não ajuda em absolutamente nada; sabemos que esse é o comportamento corporativo japonês de qualquer empresa.

Não é da cultura nipônica o sentimento de agressividade e revanchismo típico de grandes empresas americanas e europeias. Ou a Konami muda e reage ou começa a encaixotar as coisas e por a coleira no cachorro agora mesmo, pois o caminhão da mudança está passando pela rua.

Por parte dos fãs, é hora de decidir se fica e luta e defende Pro Evolution Soccer ou junta-se ao inimigo. Não dá para chamar o que a EA faz de concorrência justa; a Konami tem culpa sim em sua passividade, mas o comportamento da Eletronic Arts é similar aquele de empresas que pagam 50 centavos de dólares por dia de trabalho no leste asiático, trabalho escravo mesmo, e revende os produtos no Ocidente por pequenas fortunas como pares de tênis, smartphones, computadores e mesmo vídeo games.

Confesso ter medo de Pro Evolution Soccer 2015 ser o último da história.

Lucas
Lucas #LukasPs3

Temos que ser dignos de nós mesmos!

, Maceio - Alagoas
Publicações em Destaque