[RUMOR] XBOX One pode possivelmente possuir uma poderoso GPU discreta dentro da APU

#Notícia Publicado por PhilippeX7, em .

No Hot Chip 2013, a Microsoft revelou uma visão geral da arquitetura SOC do XBOX One. A APU do Xbox One possui um die de 363mm2 que é enorme considerando chips como o Tahiti, carro-chefe da AMD que vem com um tamanho de die de 389mm2.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA5L1hib3gtT25lLmpwZw==

Durante meses, foi dito que o XBOX One apresenta um núcleo gráfico fraco em comparação ao seu concorrente, o PlayStation 4. Ambos os consoles possuem especificações impressionantes, mas o console da Sony, com gráficos mais rápidos e memória GDDR5 parece ser o vencedor em termos de performance. Mas, para nossa surpresa, se esse rumor for verdadeiro, a Microsoft poderia ter o console de jogos mais rápidos até o lançamento. Enquanto eu ainda estava trabalhando neste artigo, eu descobri que misterxmedia já tinha coberto a maioria dos detalhes que eu recebi da fonte anônima. Leia, já que é mais uma possível prova do que o XBOX One pode ser na realidade.

O que a nossa fonte revelou não tinha sido mencionado antes ou revelado por qualquer representante oficial da Microsoft. Tudo começa com o seguinte texto, citou VentureBeat:

"A Microsoft revelou alguns detalhes, mas deixou muitas peças importantes fora. Evidentemente, a Microsoft não quer dizer a todos os seus concorrentes sobre o quão bem projetado o seu sistema é". Agora, resumiu quase todas informações na Hot Chip 2013 algumas semanas atrás, que pode ser visto abaixo:

XBOX One Arquitetura e Principais Características:

* 8 AMD Jaguar Cores a 1.75GHz

* 1.31 TFlops Desempenho

* 5 bilhões de transistores

* 32MB eSRAM

* SoC tem 47MB de memória on-chip, incluindo 32MB eSRAM

* 8GB de memória DDR3 2133MHz

* 8GB de memória flash

* 15 processadores de propósito específico

* 4 processadores de comando (2 de computação, 2 de gráficos)

* Offloads SHAPE> 1 núcleo de CPU (Elimina a carda de 1 core)

* Coerência de memória entre CPU e GPU núcleos (hUMA?)

* GPU e CPU podem ler e escrever ao mesmo tempo na eSRAM

* Processador de Áudio personalizado offload projetado pela Microsoft - equivale a um núcleo da CPU em termos de processamento.

* 68 GB/s de largura de banda máxima para off-chip de memória de 8GB DDR3.

* 204 GB/s de largura de banda máxima de 32 MB de armazenamento on-die.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wY2dhbWVzaGFyZHdhcmUuZGUvc2NyZWVuc2hvdHMvNzU5eDQyNy8yMDEzLzA4L3hib3hfb25lX2FyY2hpdGVrdHVyXy1wY2doLnBuZw==

Então, minha pergunta é, o que ainda não sabemos sobre o Xbox One?

A resposta é: pode ser um super-rápido processador gráfico discreto empilhados dentro do SoC em si. Eu sei que isso soa suspeito quando você lê sobre isso e a primeira coisa que vem em sua mente é, como é que alguém não percebeu isso em primeiro lugar? Ou será que a AMD ou a Microsoft tem a tecnologia para gerenciar até mesmo algo como um projeto de wafer empilhados? Bem, a arquitetura XBOX One não está sendo feita a pouco tempo, mas tem sido considerada desde há algum tempo.

A tecnologia existe e apareceu pela primeira vez em um slide da AMD em 2009. AMD apostou tudo no seu projeto APU e se quiserem se manter competitiva tanto em x86, GPU e no setor de Computação seus SOCs tudo-em-um são a sua melhor esperança. Em 2009, a AMD revelou um slide que mostrou seus projetos futuros potenciais para APUs, o slide começa com uma configuração de PC comum encontramos estes dias, que inclui uma GPU discreta e uma CPU x86. Em seguida é o primeiro projeto APU que mostra a GPU e CPU em um único chip, depois disso, vemos a otimização entre as duas unidades, que incluem uma estrutura de memória coerente e várias outras melhorias que estão se referindo a arquitetura do sistema heterogêneo que gostaríamos de ver no próxima geração de APUs. O último estágio é o mais crítico que envolve a exploração de que mais poderia ser feito e que só é possível através de uma fusão completa da CPU e GPU knowned como APD (Dispositivo de Processamento Acelerado).

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA5L1hib3gtT25lLUFQRC1kR1BVLmpwZw==

"APD refere-se a qualquer tipo de cooperação de hardware e/ou software que executa as funções e cálculos associados com a aceleração gráfica e processamento de tarefas, os dados de tarefas paralelas ou dados tarefas paralelas aninhados de forma acelerada em comparação com as CPUs tradicionais, as GPUs convencionais, software e/ou combinações dos mesmos"

De acordo com as informações, a APU fundida no XBOX One está usando um W2W (wafer 2 wafer) O projeto multi-módulo que permite o empilhamento de um único chip em outro. A primeira camada de wafer é dedicado à 28nm HPM principal SOC que foi revelado durante Hot Chip 2013, Jaguar com 8 núcleos e uma Radeon HD 6670 GPU modificada com DX11.1 e suporte OpenGL 3.0. A camada abaixo dela é dedicada à uma GPU discreta empilhada e a camada final do wafer é dedicado aos 32MB de eSRAM. Na fase de desenvolvimento, foi revelado por uma fonte que o XBOX One poderia acabar com 2GB de memória GDDR5 em adição aos 8GB DDR3 que está disponível para o sistema. A outra informação revelada por ele era de que o XBOX One teria um consumo de energia de 300W (90W para o SoC principal e 95W para a GPU Discreta), mas durante o Wired foi revelado e confirmada a configuração, revelou-se que o consumo da GPU do XBOX One estaría ficando em torno de 130-150W de potência, esse consumo pode ser a prova da existência de uma GPU Discreta ou isso poderá se resumir em maior poder do que o esperado.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzgyNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgyNS84NzMwL25neXMucG5n

"Por que não falaram isso antes???"

"Por que não falaram isso antes???"

"Por que não falaram isso antes???"

Então o que é isso em si, GPU discreta? A segunda wafer é, supostamente, um projeto de 22nm SOI com 2304-2560 processadores stream como rumores e baseada na arquitetura VI. VI representa Volcanic Islands que poderia ser outra razão pela qual a GPU discreta tem sido mantida em segredo desde que as novas Volcanic Islands baseados na família AMD Radeon seria oficialmente anunciado durante a última semana de setembro, no Havaí. Se o XBOX One possuir uma GPU discreta ela possivelmente é baseado em uma arquitetura de Volcanic Islands, ou mesmo uma parte das Southern Islands, com cerca de 2.048 núcleos como o Tahiti die, então este viria a ser uma potência enorme de performance gráfica.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA5L0FQVS0rLURHUFUuanBn

"Por que não falaram isso antes???"

"Por que não falaram isso antes???"

"Por que não falaram isso antes???"

É porque se trata de algo não lançado pela AMD ainda... Assim que o NDA levantar algo sobre a Volcanic Islands, saberemos se esse boato é verdadeiro ou não, até então, tudo o que podemos fazer é especular e esperar por alguma resposta oficial. Por fim, há mais uma possível prova mencionada pela fonte, que é um link que redireciona para um perfil Linkedin, do Engenheiro de GPU Vinber Lei da AMD, que parece ter trabalhado no núcleo gráfico IP verificação do projeto, APU / DGPU Xbox One, Playstation 4. Note a menção de dGPU de novo?

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzA5L1hib3gtT25lLURpZS12cy10YWhpdGktRGllLmpwZw==

Se isso for verdade, nós teremos no mesmo SoC 3 camadas, não duas como sabemos, ter 3 possivelmente explicará o tamanho do chip... Vejam as fotos... Se for verdade, teremos no primeiro wafer a APU, que é onde se encontra a CPU e a GPU que já sabemos os detalhes... Na segunda camada teremos a GPU discreta, que é a mencionada e na terceira camada a eSRAM... O que isso significa? Respondendo aos que tão falando "Killer Instinct a 720p, Dead Rising a 30fps e etc... Significa talvez que os produtores poderão fazer jogos tanto na GPU da APU como também na possível poderosa GPU Discreta mencionada (dGPU conforme os slides) ou quem sabe nas duas... Se isso se concretizar, muito possivelmente os jogos estão sendo feitos em Dev Kits apenas com a APU e a eSRAM, não mostrando o total poder no inicio da geração, talvez deixando esse poder de processamento gráfico oculto para daqui um tempo, para mais tarde mostrar uma evolução que talvez a concorrência não possa bater em termos de gráficos... Se esse rumor se concretizar, muito provavelmente será por este motivo de não estarmos vendo tal potência.

Philippe
Philippe #PhilippeX7
, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicações em Destaque