GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

O que causou o 'Dia Escuro' de 1780?

por Anônimo, fonte Ovnihoje, data  




Há três séculos, em partes da América do Norte, um evento estranho fez com que a manhã virasse noite. Esse evento ainda está cercado de mistério. O que teria causado o Dark Day, ou Dia Escuro, em português?
No meio da manhã, o céu ficou amarelado. Os animais voltaram para suas tocas e ninhos e a escuridão baixou pela região, fazendo com que as pessoas acendessem velas e começassem a rezar. Na hora do almoço, a noite tomava conta. Seria este o fim do mundo?
O Dia Escuro, como acabou ficando conhecido, ocorreu em 19 de maio de 1780, na região estadunidense da Nova Inglaterra e em partes do leste do Canadá. Pelos últimos 232 anos, historiadores e cientistas têm discutido sobre as origens deste estranho evento.
Hoje há muitas teorias. Teria o evento sido causado por uma erupção vulcânica, fogo, queda de meteoro, ou teria sido algo mais sinistro?
Esta semana, quando os produtores do programa Doctor Who pediram aos seus fãs para enviarem suas sugestões quanto a este misterioso caso, eles receberam uma gama de teorias, tanto plausível, como não.
Com pouco conhecimento científico entre a população de 1780, as pessoas ficariam com muito medo. Alguns legisladores no estado de Connecticut acreditavam que se tratava do dia do julgamento. A percepção de que um momento decisivo estava para ocorrer teria sido aumentada pelo fato de que durante os dias anteriores, o Sol e a Lua emitiam um luz avermelhada.
O historiador Mike Dash diz que a parte noroeste dos Estados Unidos era constituída de uma sociedade intensamente protestante, com um profundo interesse em "culpa, pecado e redenção". Dash que escreveu sobre o paranormal em seu livro Borderlands, diz que, deparados com uma escuridão repentina, as pessoas iriam procurar por precedentes bíblicos.
"Há alguns versículos em Mateus que poderiam tê-los levado a acreditar que a ocorrência se tratava da segunda vinda de Cristo. Na época, os eventos naturais - mesmo pássaros brigando no céu - eram considerados sinais da intenção de Deus. O Dia Escuro parecia ser uma aviso aos homens.
Uma eclipse solar pode ser descartada, pois há um registro de quando estas ocorreram - e elas só duram alguns minutos.
A erupção do vulcão Eyjafjallajokull em 2010 produziu cinza suficiente na atmosfera que vários voos foram cancelados nos aeroportos da parte norte da Europa.
Thomas Choularton, professor de ciência atmosférica da Universdiade de Manchester, diz que as nuvens de cinza vulcânicas muitas vezes produzem "dias amarelados". Erupções no Monte Santa Helena, no estado de Washington - EUA, tem baixado os níveis de luminosidade em recente anos.
Porém, nao há nenhum registro de atividade vulcânica em 1780, diz ele, fazendo com que isso seja uma explicação improvável. Um meteoro é igualmente improvável, embora "você não possa descartar isso completamente", diz o Professor Choularton.
Muitos cientistas acreditam que a resposta a esse quebra-cabeças possa ser encontrado nas árvores.
Acadêmicos do Departamento de Florestamento a Universidade de Missouri analisaram os troncos de árvores desde a Nova Inglaterra, onde os ventos ocidentais prevalecem se originam. Eles descobriam sinais de anéis marcados por fogo nos troncos das árvores, que foram datados como sendo daquele período.
Também se sabe que houve uma seca em 1780, tornado a chance de fogo mais provável, diz o Dr. Will Blake, professor de geografia da Universidade de Plymouth.
Mas, poderia um incêndio florestal afetar tanto assim a luz do dia? "eu testemunhei pequenos incêndios na Austrália, onde a luz fica muito estranha. Quanto maior o fogo, mais escuro ficará". Neblina é comum na costa leste. A mistura de neblina e fuligem do incêndio florestal fariam a escuridão descer, argumenta o Dr. Blake.
Relatos de testemunhas na Nova Inglaterra apoiam a hipótese do incêndio florestal. Fuligem foi vista nos rios da região E Jeremy Belknap de Boston escreveu em uma carta que o ar tinha o cheiro de malt-house or a coal-kiln".
William Corliss, físico e crônico de eventos inexplicáveis, descobriu 46 relatos e dias escuros por todo o mundo entre 1091 e 1971.
Hoje em dia as pessoas podem usar o conhecimento científico, fotos de satélites e a mídia para tirarem suas dúvidas. Mas os Dias Escuros continuaram a agitar as pessoas até recentemente.
Um Dia Escuro, numa região similar da América do Norte em 1780, ocorrem em 1950. Ele foi causado por fogos florestais em Alberta e causaram alarme e confusão, diz David Phillips, climatologista sênior do Environment Canada.
"Se você acordasse ao meio-dia, acreditaria que fosse meia-noite. As pessoas pensaram que se tratava de uma taque nuclear, ou uma eclipse solar.

por Anônimo, fonte: Ovnihoje
||

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo
Ajuda | Sobre nós | Feeds | Termos de uso | DMCA | Anuncie conosco | Fale conosco

©2013 GameVicio