Microsoft pede à Google para remover links do OpenOffice

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wOC9yZW1vdmVyX3RodW1iLmpwZw==

A Microsoft sempre foi uma das empresas mais empenhadas na luta pelos direitos de autor. Nesse sentido, muitas têm sido as ações e mecanismos implementados nos seus próprios produtos para combater as cópias ilegais e/ou abuso de conteúdos.

Quando os utilizadores pretendem encontrar algo "pirata", o motor de busca do Google é provavelmente o serviço mais usado para tal situação. Com o objectivo de ter sempre os melhores resultados, o Google permite que os utilizadores ou empresas solicitem a remoção de links que façam parte de ações de piraria ou abuso de conteúdos.

A Microsoft é das empresas que mais solicita a remoção de links... que até incluem o OpenOffice.

A noticia foi publicada pelo site TorrentFreak, informando que a Microsoft solicitou à Google a remoção de links associados ao OpenOffice.

De acordo com o relatório de transparência da própria Google (ver aqui), só no ultimo mês a Microsoft entregou uma lista com mais de um milhão de links para serem removidos....só que nessa lista constavam também links (legais) do "concorrente" OpenOffice.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wOC9vZmZpY2VfdGh1bWIuanBn

Como podemos ver pelo extracto anterior, existem um conjunto de links que não afetam os produtos da Microsoft e que dizem respeito ao OpenOffice. De referir que o OpenOffice está inclusive para download oficial via torrent.

Após questionada pelo responsáveis do TorrentFreak, a Microsoft diz continuar empenhada na defesa dos direitos de autor e que o aparecimento de links do OpenOffice se devem a falsos positivos do sistema que trata de obter links supostamente ilegais.

Esta questão de envio de links que não são da empresa/organização lesada é algo que acontece com alguma frequência. Tal como existem "sistemas" para obter tais informação, também haverão certamente formas de remover os falsos positivos antes de enviar o relatório final para a Google...

Podem consultar aqui a lista os titulares de direitos de Autor que têm solicitado ao Google para remover links.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro