Pes 2014 é Sim Pes 2013 Versão 2.0 Turbographics

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

O post abaixo é do amigo alemão Klaus Friedmann que deu um pulo na Gamescom ontem e aceitou escrever esse e mais dois posts para o PESBR até o próximo domingo, falando não só de PES mas da expectativa dos fãs.

Alguns leitores aqui do blog acham que na hora H eu pego leve com a Konami. Tenho meu ponto de vista, mas não deixo de dar espaço a quem tem críticas mais ácidas a ela. As impressões do Klaus são uma prova disso: você pode ser fanático por um time, por um jogo, sem deixar de enxergar o óbvio e sem deixar de criticar quando necessário.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy00ZUhNM3dfeEpiOC9VZ0pTazN3MGRXSS9BQUFBQUFBQUFPRS90dE1XbkNVTW82SS9zMTYwMC9wZXMyMDE0X2NvdmVyLTk2NXgxMDI0LmpwZw==

Elogios logo no título a parte, é hora de trazer ao leitor the good, the bad and the ugly of Pro Evolution Soccer 2014. Pro Evolution Soccer 2014 foi feito do zero? Mentira. Mais da metade das animações do jogo são da versão 2013 de PES. Da entrada em campo com um jogador simulando um cabeceio antes de perfilar a equipe ao posicionamento e movimento de jogadores no campo movidos ao scripts do game. Jogadores mais hardcore aprendem os atalhos do game ao "decorar" os movimentos, sempre repetitivos de vários jogadores, que por consequência acabam reprisando movimentos de jogadores que atuam numa mesma faixa de campo.

Simples, MAT fazem sempre a mesma coisa. Como MLG, MLE, MLD, ZC e etc. Assista muitas partidas no Modo Treinador que você irá facilmente decorar que jogador X sempre tenta cortar para a direita, jogador Y tenta sempre cruzamentos… por quê? Player Index/Índice do Jogador. Scripts. Do P01 (Clássica nº 10) ao S26 (Arremeso longo do gol.) tudo são scripts. E se vemos em PES 2014 a repetição de muitas e muuuuuuuuuuuuitas jogadas de PES 2013: o jogo não foi feito do zero. Isso é ruim? Claro que não. PES 2013 está longe de ser um game ruim. Seabass fez um montão de cagadas? fez. Excluiu o Modo Liga e Comunidades? Excluiu. Ele continua apitando na "PES Productions"? Sim. Menos do que antes, mas ainda baixam a cabeça para o velho Shingo "Seabass" Takatsuka.

Então… pra que mentir? Qual o peso da Havok no desenvolvimento de PES 2014? Pequeno. Na ânsia de atrelar a marca Pro Evolution Soccer a uma empresa tão conceituada como a Havok, soltou-se a mentira de que a Havok trabalha em cima de PES 2014 desde Março. Mentira, ela apenas prestou uma espécie de assessoria. A demo de PES 2013 foi hackeada? Por isso os cuidados com a atual? Mentira. Foi decisão dos marqueteiros da Konami lançar a demo junto com FIFA 14. Decisão estúpida para dizer o mínimo. Então um sujeito, um ninja talvez, ou algum personagem de Metal Gear Solid invadiu a sede da Konami em Roppongi e hackeou a demo?

A Konami não contou que tem acertos pendentes com a licença espanhola? No fim do dia deve haver uma resolução para isso, mas abram o jogo Japão. Ficou caro demais as licenças de Real Madrid e Barcelona? A konami já sabia disso desde o ano passado, não tem almoço grátis no futebol profissional.

Duro é ter pessoas que acreditam nisso. Duro é saber que há pessoas, blogs, sites que recebem para publicar isso e fazer os outros acreditarem que é verdade.

A precisão dos passes no game precisa ser melhor ajustada. Não se trata de "Auxílio de Passe" e sim ajustar os movimentos de quem receberá a bola pois o receptor muitas vezes sai em disparada antes da bola chegar; ou a marcação é tão rígida que você é encurralado num canto do campo. Isso não é uma simulação; nem num game nem nos gramados reais.

Chutes não são tão ruins como querem fazer você acreditar, mas há um ajuste fino a ser feito pois as vezes vamos bater uma falta e mais parece um recuo idiota para o goleiro. Sobre goleiros, não adianta criar mais de 30 animações diferentes para goleiros se apenas os melhores possuem maiores recursos. De 85 de stats para baixo, os goleiros continuam horríveis. Cometendo os mesmos erros e movimentos de…? Pro Evolution Soccer 2013.

Cabeceios? Nenhuma novidade. Você ainda depende de sorte. Ou as jogadas manjadas e apelativas de sempre. Bata um escanteio curto na primeira trave escorando para trás que um atacante como Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo ou Hulk irá fuzilar até as arquibancadas. Irreal para dizer o mínimo já que a jogada ocorre rápido demais.

Não interessa se há zagueiros na frente deles, pois continuam imparáveis dentro da área. Fora dela, as coisas são mais difíceis pois o estilo Barça foi levado ao extremo. Você é obrigado a trocar milhares de passes até cansar. Seu estilo de jogo é pelas laterais? Azar o seu pois bloquear jogadas laterais é tarefa fácil até para quem nunca jogou PES.

São erros ou "bugs" difíceis de corrigir. Claro que não!

Os problemas de PES 2014 são facilmente corrigíveis e creio que com todos esses atrasos, o produto final já deverá estar livres das deficiências da demo aqui da Gamescom.

Já comprei meu Pro Evolution Soccer 2014 para PS3 e para PC em pré-venda. Não me interessa se essa será a versão derradeira do game, o fim da franquia. Tenho 34 anos e desde os 15 ela me deu muitas alegrias.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque