Novidades de PES 2014 e a Inteligência Artificial

#Artigo Publicado por edmozer, em .

De um lado um time valendo mais de 870.000.000, com força 936, pontuação 619, o que significa uma bazuca contra… o time que você inicia da Master League Online. Você já tem mais de 2 mil vitórias online, já ganhou vários torneios, Time dos Sonhos, Abertos Master League e etc. Você já conhece todas as manhas, atalhos, sabe "quebrar" a marcação individual e sabe que como qualquer game de esportes, o importante é aprender e decorar os scripts do jogo para "adivinhar" as jogadas.

IMAGEaHR0cDovL3Blc2JyLnBlc2Jya29udGFrdC5uZXRkbmEtY2RuLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvbm92aWRhZGVzLVBFUzIwMTQtcGVzYnIuanBn

No contra, 1X1 online isso funciona, mas quando botamos a suposta IA para funcionar a coisa degringola.

Chutinhos de peido de Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo ou Aguero ao sair cara a cara com um Ivyghasek é dose pra mamute. Uma dupla de zaga com David Luiz e Kompany, com Cambiasso e Pirlo de volantes perder um combate contra Vratokov e Minandinho?

Desde Pro Evolution Soccer 2010, embora a KONAMI continue a alegar upgrades todos os anos em seu sistema de IA, o que assistimos é um festival de 0×0 e partidas insossas. Já venci Abertos Master League (Modo Técnico) com os seguintes resultados, e mais de uma vez: 1X0, 1X0, 0X0, 2X1, 0X0 (penalidades), 0X0 (penalidades), 0X0 (penalidades), 1X1 (penalidades).

Talvez a inteligência artificial usada para PES seja baseada no conceito ridículo de futebol do Felipão ou do Parreira, onde o gol é um mero detalhe. Mas o que incomoda é a ausência total de inteligência artificial, mínima que seja, em partidas e movimentos que dependam da CPU.

Pro Evolution Soccer 2014 não mudará isso. A jogabilidade para quando o joystick está na sua mão é uma coisa, 300% melhorada, um jogo "Fifalizado" em sua jogabilidade que desagradará os velhos fãs de PES e agradará quem prefere um simulador de futebol ao invés do estilo arcade. Quando o trabalho fica nas mãos da CPU, prepare-se para mais uma tonelada de tediosas partidas terminando em 0×0 com craques como Robben, Messi, Fabregas, Van Persie ou Pirlo não conseguindo passar por zagueiros medíocres mesmo após três, ou quatro vezes repetindo a mesma jogada.

Aliás: em que mundo um passador mestre como o Pirlo erra quatro passes seguidos?

Criticar apenas PES aqui não é justo, embora melhor que a de PES, FIFA também fica devendo na IA. Comparados a games de esporte feitos por outras desenvolvedoras, e nesse caso sempre citamos a 2K, KONAMI e Eletronic Arts deixam demais a desejar e pelo que vemos, continuaram deixando.

Cabe aqui puxar o freio e não exigir que cinco anos de erros sejam corrigidos em apenas um. O importante é os novos erros que estejam sendo cometidos não ofusquem o renascimento de Pro Evolution Soccer 2014.

Mas do jogo que estava na prancheta em Março até o que temos numa demo inacabada até agora: é preocupante a quantidade de boas idéias que foram sendo deixadas de lado, ou para PES 2015.

[...]

Dívidas de ontem: até agora, o Manchester United e Liverpool continuam completamente licenciados para Pro Evolution Soccer 2014, mas no papel que é bom ainda nada. No passado (por exemplo a Liga Argentina para PES 2013) estava "confirmada" faltando 5 semanas para o lançamento do game e vimos no que deu.

Estádios brasileiros em PES 2014, em seu lançamento, deveremos ter apenas Vila Belmiro, Morumbi e Arena Grêmio. Os demais estádios apenas via DLC no fim do ano e na Argentina, apenas Bombonera e Monumental de Nuñez por enquanto, embora no contrato com a KONAMI a AFA tenha exigido no mínimo quatro arenas locais para o game.

Tal como os novos estádios brasileiros que chegarão em Novembro/Dezembro, as outras três arenas argentinas também deverão chegar nesta última DLC de 2013, ainda sem data. Outro detalhe estranho pois a KONAMI costuma(va) respeitar suas datas religiosamente.

edmozer
edmozer

Fortaleza Esporte Clube!

, Fortaleza
Publicações em Destaque