Criminosos desenvolvem novo trojan voltado para Linux

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYXN0ZXJzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wOC90cm9qYW4tbGludXguanBn

Criminosos russos desenvolveram um novo trojan que tem como principais alvos as diferentes builds do sistema operacional Linux.

A informação é da companhia de segurança RSA, que revelou que a ameaça visa a roubar dados bancários dos usuários donos de computadores infectados. O malware infecta pelo menos 15 builds do SO, incluindo as populares Ubuntu, Fedora e Debian.

Chamado de Hand of Thief, o malware, entre outras ações, coleta informações digitadas nos navegadores Chrome, Firefox, Chromium, Aurora e Ice Weasel e bloqueia o acesso a hosts externos, uma técnica parecida com a de outros trojans para se isolar de antivírus, segundo a RSA.

O Hand of Thief pode ser encontrado à venda em comunidades online fechadas de cibercriminosos por cerca de US$ 2 mil. O custo é parecido com os de malware feitos para Windows - ou seja, é relativamente alto, dada a menor popularidade do Linux diante do sistema da Microsoft.

Justamente por isso, a probabilidade de o trojan se propagar é bem baixa. Além disso, como o Linux é um sistema de código aberto, a comunidade de usuários pode consertar rapidamente a falha da qual ele tira proveito.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS