Novelas da Globo já são gravadas em 8K

#Notícia Publicado por roger carvalho, em .

A nova geração do vídeo chegou!

4K substitui-o velho 720p

8K substitui-o saturado 1080p

As filmagem em 8K tem resolução de 7680 por 4320p, 16x mais que Full HD,

e é aplicada na novela das oito que está no ar, Amor à Vida.

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDgvNV8yMDU1LWFsdC04ay1UYW1hbmhvLmpwZw==

Enquanto ainda aguardamos a chegada do sinal HD em todas as residências do país, a Rede Globo já realiza vídeos com filmagem 8K em alguns programas da emissora, como A Grande Família, Tapas e Beijos e Joia Rara, a próxima novela das seis.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNoZ3VydS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDIvdWhkdHYuanBn

Já as produções citadas são filmadas em 4K, que tem quatro 4x vezes mais resolução que a Full HD, mas passam por masterização e pós-produção em HD antes de chegar às TVs brasileiras.

Seu uso é bem curioso: a trama se passa em São Paulo, mas é gravada no Rio de Janeiro, no Projac. Então, o chroma key (aquele fundo verde que pode ser trocado na edição por qualquer cena) é substituído por cenas gravadas de São Paulo em 8K.

O resultado disso são até 30 TB de dados que precisam trafegar em cabos coaxiais de cobre pelo Projac. Em um ambiente restrito é possível, mas, para a implantação do 8K em larga escala, será preciso usar fibra ótica para dar conta da velocidade de tráfego dos dados, que pode chegar a 200 Gb/s. A boa notícia é que já há uma infra-estrutura de fibra ótica sendo implantada no país e ela poderá ser utilizada para isso.

A Rede Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, tem estudado o desenvolvimento da tecnologia 8K. Ela deve ser implantada nos televisores do Japão em 2016 via satélite e, se tudo der muito certo, chega na mesma época ou com pouco atraso para nós. Vale citar que todo esse acompanhamento não tem apoio do governo, pelo menos por enquanto.

Quanto ao 4K, Raymundo Barros, o diretor de engenharia de entretenimento da TV Globo, afirma ao O Globo que é uma etapa intermediária em direção à outra resolução, deixando claro que a meta não é ela, mas a 8K.

Além da resolução enorme, que faz com que os pixels sejam invisíveis e, portanto, dão uma a sensação de imersão bem maior (se as TVs 4K quase parecem uma janela, imagine as 8K), a resolução 8K dá suporte a áudio 22.2 canais de áudio. Por isso, a NHK está desenvolvendo uma TV que tem 116 alto-falantes e permite aproveitar todos os canais sem precisar de mais aparelhos.

Além das novelas, outros testes já foram realizados por aqui: no Carnaval deste ano, a NHK gravou imagens do Rio de Janeiro e dos desfiles em 8K e as utiliza para demonstrar a tecnologia numa televisão de 85 polegadas. Segundo a Folha de S. Paulo, nessa demonstração os 22.2 canais permitem ouvir perfeitamente os momentos em que os carros alegóricos se aproximam e se afastam.

Para ver pessoalmente, precisamos aguardar os próximos anos para ver como a tecnologia evolui e torcer para que a implantação do 8K seja menos demorada que a do HD.

Roger
Roger #roger carvalho

As melhoes coisas da Net são proibidas ou ilegais!

, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,