Pes 2014 - 2ª Demo Testada Parte 2

#Prévia Publicado por PierreXPGX, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1idFAzSjdZd2N3US9VZmxzeUNPaUllSS9BQUFBQUFBQVdjRS9rY2RWR2ZwTXBwby9zMTYwMC84LmpwZw==

Fala pessoal, vamos lá para a 2ª parte da última demo impression de Pro Evolution Soccer 2014, agora detalhando mais os aspectos aos quais eram tidos como calcanhar de aquiles da franquia nos últimos lançamentos.

Usei esta fase final de testes, pouco mais de 35 minutos para testar tudo aquilo que entendia como mais importante. Primeiramente, abusei das faltas. De todos os lados, com vários jogadores e ângulos diferentes.

A primeira coisa a se notar é que a queda, a forma como os jogadores caem ao chão após sofrerem faltas duras tem 5 ou 6 scripts diferentes contra apenas 2 dos títulos anteriores. Em PES 2014, o jogador não cai apenas frontalmente, independente de como ele recebe a falta. Claramente foram usadas cenas reais em exaustão para aperfeiçoar os movimentos de conflito e queda.

A arbitragem hora é dura e te manda pra rua, hora deixa o jogo seguir. Claramente haverá uma distinção entre árbitros que deixam o jogo correr solto e outros que apitam até tosse.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1LcHJRcFpuQ21Fby9VZmxzeXJnSWwtSS9BQUFBQUFBQVdjTS9YZ1ZROENib0xSNC9zMTYwMC85LmpwZw==

Voltando a mecânica do game, há falhas sim, não vamos negar. Mas é preciso reconhecer que a atual geração de consoles não dá conta do que Fox e Havok juntas podem criar num game de esportes.

Poxa Paulo, mas a 2K faz miséria com a franquia NBA. Correto leitor, mas know-how é know-how, e nem KONAMI, nem EA possuem as práticas da 2K para desenvolver um game de esporte onde cenas de contato e transições rápidas são necessárias. É realmente uma pena a 2K não entrar nessa briga pois fatalmente mataria tanto a KONAMI quanto a EA.

Visualmente, a KONAMI decidiu criar um PES 2014 o mais próximo e realista possível de uma transmissão de futebol na TV. Detalhes em riqueza em kits de uniformes, estádios, jogadores, torcida todo o entorno do jogo recebeu um tratamento especial.

Como eu já havia citado no post anterior, replays, pré-jogo e pós-jogo tem realismo diferente da partida em si. A uma distância de cerca de 2 metros do monitor, algumas jogadas e movimentos ficam estranhos, forçados demais na tentativa de captar os movimentos do corpo e rosto dos atletas, alguns chegam a ser engraçados pois num dividida com Arouca, o lateral Lahm parecia estar a ponto de virar um vampiro, tamanho o exagero na expressão facial e dor do atleta.

Quem assistiu 30 Dias de Noite, poderá imaginar que em algum momento, as equipes que desenvolvem PES e Castlevania misturaram as bolas. No entanto, é bom salientar mais uma vez que os parcos recursos da geração atual de consoles impedem uma melhor arte final do game. Mas claramente também houve exageros.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1iRW0yNVRmZ0lSby9VZmxzbmNoRVBBSS9BQUFBQUFBQVdiYy96ZDdZRDUtQTNkby9zMTYwMC80LmpwZw==

Num segundo ponto, passes, trocas de bolas e lançamentos. Opinião minha: o jogo passa tempo demais concentrado no meio-campo. Se o adversário opta por jogar com duas linhas de quatro, você precisa triangular e trocar passes rápidos para furar o bloqueio. Tenho certeza que nos primeiros dias de PES 2014, a irritação com essa dificuldade em chegar ao gol do adversário irritará demais muitos fãs do estilo mais Arcade de Pro Evolution Soccer. Assim como é certo que muitos fãs de PES optarão por não migrar para PES 2014 devido a essa certa mudança para o estilo FIFA de gameplay.

Do outro lado, fãs de FIFA ficaram tentados a experimentar PES 2014.

Por mais que os puristas reclamem, PES 2014 seguiu sim a risca o gameplay de FIFA 11 e FIFA 12. É notório! E é uma baita vitória da PES Productions.

Copiou de FIFA o que ele tem de bom e jogou fora o que tem de ruim: gráficos horrorosos, jogadores que parecem ter sido moldados com pecinhas de lego, arquibancadas dos tempos do SNES e outras porcarias, embora a interface de FIFA sempre tenha dado uma surra na de PES.

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYmNkbi1zcGhvdG9zLWgtYS5ha2FtYWloZC5uZXQvaHBob3Rvcy1hay1wcm4xL3E3MS9zNzIweDcyMC85NDI5OTBfMTAxNTE1Mjc4NzU3ODQzMjdfNjMyNTU5MTMxX24uanBn

De bom, os menus para PES 2015 serão totalmente renovados, claramente inspirados no modo MAC de criar texturas, menus e comunicação com o usuário. Um globo terrestre que a medida que é girado, vai mostrando ao usuário as competições presentes em cada país e continentes elas saltam assim que o cursor passa pelos logos das competições.

Ao passar o cursor pela Holanda, um vídeo formato Youtube de 30 segundos se abre com imagens reais das competições do país em PES e ao final do vídeo, surgem os emblemas das competições: Eredivisie, Copa da Holanda ou disputar alguma competição CL ou Europa League com algum clube Holandês presente em alguma dessas duas competições.

Muito legal, mesmo!

Sem querer querendo, o material conseguido pelo PESBR entrega as competições de PES 2015: além das já presentes em PES 2014, teremos a Bundesliga genérica, Liga Russa, Liga Grega, Liga do Uruguai, Qatar League Pro e Chinese Super League.

De volta ao presente, e a passes, lançamentos e chutes, me pergunto como isso funcionará online pois o tempo entre o apertar de um botão, ou mais de um ao mesmo tempo para executar uma jogada ou mesmo "ajeitar" o corpo do jogador para um chute ou lançamento tem um certo e necessário delay.

Mesmo com assistência, é comum dar um passe e a bola não chegar ao jogador desejado, obrigando-nos a rapidamente acionar o jogador alvo para que ele vá em direção a bola.

Até PES 2013, em passes assistidos, só exercíamos o controle do jogador alvo após a bola chegar nele em 99% das situações.

Fiquei repetindo passes errados propositalmente para ver se haveria uma ajudinha da CPU. Nada!

Errou passe, errou lançamento? Problema seu.

Chutalities pouco funcionam. Os tiros fortes a longa distância de jogadores com o pé pesado precisam ser calibrados até encontrarmos a posição correta de arriscar o chute, se o pé usado para a execução do chute é mesmo o pé bom do jogador, aumentamos a chance de acerto e conclusão da jogada.

Uma das novidades, o puxar de camisa é uma inovação legal mas em 99% dos casos termina com falta marcada pela arbitragem. Recomenda-se o jogo de corpo usando um jogador de igual ou maior estrutura física para o duelo. Ao sofrer um tackle o jogador se não cair, ao menor irá fraquejar, dando tempo para que outro defensor chegue para a cobertura.

A marcação homem a homem é mais eficiente do que nunca, mas cuidados são altamente necessários. nada de ficar com o X/A apertado o tempo todo pois a reação em PES 2014 é para parar a falta com severidade. Em Pro Evolution Soccer 2014, a marcação por zonas funciona bem melhor que a individual.

Para finalizar essa segunda parte, pois ainda tem bastante coisa para falar mas vamos espalhar através de diversos posts; a maior vitória de PES 2014 fica em relação a simulação mais perfeita a que se pode chegar em termos táticos. Ao armar uma jogada, tenha a certeza que seus jogadores seguirão a regra o que lhes foi pedido. No entanto, um índice presente em PES 2014 significa a capacidade tática do jogador.

Quanto maior, maior a chance dele executar seus comandos de planos de jogo e jogadas ensaiadas.

Sim! Pro Evolution Soccer 2014 pode ser considerado um cruzamento feliz de Football Manager com FIFA 12.

Ainda há muito o que explorar e a KONAMI acerta em distribuir ao longo do ano letivo de PES 2014 várias inovações e novidades.

A demo que chegará ao público, chegará ainda mais refinada que essa que pude experimentar. Um bug aqui, um freezing ali mas nada, nada de mais e muito menos preocupante.

PES 2014 será lançado dia 24 de Setembro para PC, PS3 e Xbox 360, não tendo esse ano lançamento para PS4 e nem XBOX ONE.

Para quem não leu a parte 1: http://www.gamevicio.com/i/noticias/168/168128-atualizada-pes-2014-2-demo-testada-parte-1/index.html

PierreXPGX
PierreXPGX
Publicações em Destaque