Dan Stulbach e André Ramiro Gravam Dublagem de Battlefield 4

#Notícia Publicado por marginal_alado68, em .

Dan Stulbach e André Ramiro falam ao G1 da dublagem de 'Battlefield 4'

Os dois dublaram os heróis 'Irish' e 'Pac' no game de guerra da EA.

Atores comentam sobre desafio de emprestar vozes para o jogo.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vYzROdHdDSkd5U1ltdWhMSzRPOVRJZmlzbElJPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTMvMDMvMjcvdmh3NjNhanouanBn

"Battlefield 4", assim como "Call of Duty: Black Ops II", seu principal concorrente no mercado de games, será dublado em português. Para o papel de dois dos personagens principais do título, a versão nacional terá vozes dos atores Dan Stulbach, de "Mulheres Apaixonadas" e do programa de rádio "Fim de Expediente, da CBN, e André Ramiro, Tenente Mathias dos filmes "Tropa de Elite".

Eles farão as vozes de Clayton 'Pac' e de Kimble "Irish" Graves, respectivamente, no game de tiro em primeira pessoa, em que o jogador acompanha a ação do ponto de vista do personagem principal. Os dois participam da ação ao lado do jogador e dão ordens e interagem com diálogos.

Ao G1 durante evento da Warner Bros. realizado na terça-feira (16) em São Paulo, Ramiro disse que o trabalho de dublagem foi uma verdadeira brincadeira. "No bom sentido, levei como uma brincadeira. O trabalho é muito profissional, mas pude brincar. A vantagem de você ser ator é poder brincar com aquilo que você gosta. Foi isso que levei para a cabine de gravação".

Ramiro, que também é rapper, conta que o desafio foi obter referências do personagem em sua versão norte-americana, com base em textos e vozes inicialmente e, depois, com vídeos, e tentar trazer isso para sua interpretação. Ele conta que chegou a ficar 16 horas no estúdio gravando as falas do personagem. "Fiquei um pouco sem voz por conta dos gritos que tive que dar", explica.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vQjJ4T2dmdmZzcjB0MjF5SVgwbUMteTkzeUlzPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEzLzA3LzE4L2FuZHJlcmFtaXJvMS5qcGc=

"Consegui dar um tom mais grave ao personagem, algo mais reto. O ator americano que dublou me deu boas referências de como é a personalidade do personagem. E, como inicialmente a gente só teve referência de som, eu fiquei um pouco perdido no começo. Mas depois fui me encontrando. Foi experiência maravilhosa e já me considero preparado para dublar qualquer filme."

Por telefone ao G1, Stulbach, que joga videogame, é fã de "Fifa Soccer" e conhece a série, contou que as primeiras sessões no estúdio de dublagem gravou "frases de guerra", ou seja, ordens e gritos como "granada!" ou "ao chão!", além de muitos palavrões. "Você não sabe tudo da história [quando começa a gravar], comecei a sacar o personagem depois quando vieram mais diálogos para gravar, quando pude dar uma construção ao personagem. Mas de início, foram só as 'frases de guerra'".

Ele chegou a ficar mais de 8 horas no estúdio gravando as falas para o jogo de guerra.

A diferença de dublar um game e interpretar na TV ou em filmes, segundo ele, é que há um outro ator para contracenar. Em "Battlefield IV", ele gravou as falas sozinho - ele e Ramiro gravaram em dias diferentes. "Eu tinha a referência americana e o pessoal do estúdio e tínhamos que recriar uma história ali. É um trabalho feito com muito cuidado. Se faz frase a frase. Você fala e verifica se encaixa. Se não deu, volta e faz de novo. São muito mais diálogos do que um filme".

"Acredito que o mundo dos games é o lugar onde tem muita tecnologia e qualidade. O público é muito fiel e crítico. Claro que, toda vez, que vou para um filme ou para o teatro, fico com uma certa apreensão do que o público vai achar. Mas o caminho é o mesmo: fazer o melhor que dá para fazer".

Ramiro e Stulbach terão mais dias de gravação. Segundo eles, o trabalho será analisado pelo estúdio DICE, que desenvolve o game, e será necessário gravar mais falas e realizar mais ajustes. "Será necessário ver se as falas se encaixam com a cena, haverá uma verificação final", disse Stulbach.

Os dois contam que gostaram muito de dublar um game e que, se convidados, fariam novamente todo o processo árduo de horas de gravação em um estúdio.

marginal_alado68
marginal_alado68
, Guaratuba, Parana, Brasil