Novo aplicativo do Google Maps começa a chegar ao Android

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Um dos destaques da edição 2013 do Google I/O foi, sem sombra de dúvidas, a nova fase do Google Maps. Muita gente pôde experimentar a novidade nos dias seguintes ao anúncio, mas somente no desktop. Já não sem tempo, as versões móveis do Maps começaram a ser liberadas oficialmente hoje, começando pela plataforma Android, como não poderia deixar de ser.

A mudança mais notável do novo app do Google Maps é a interface do serviço, que agora está mais limpa e, ao mesmo tempo, destaca melhor as informações dos mapas. Ajudam nestes aspectos o campo de pesquisa agora "flutuante" e a barra de menus deslizante à esquerda, por exemplo.

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDcvbWFwczdfYW5kcm9pZC5qcGc=

A funcionalidade Explore, que permite a você localizar estabelecimentos ao redor, agora está mais intuitiva e mais precisa. É possível até mesmo descobrir lugares sem necessidade de digitar nomes, já que o próprio Maps se encarrega de exibir categorias de restaurantes, bares, lojas e assim por diante.

E não é por menos. É claramente perceptível os esforços do Google para fazer com que o Maps se torne um guia local e não apenas uma mera ferramenta de mapas. Para tanto, será possível até mesmo descobrir lugares por meio de promoções que se destacam nas buscas ou a partir recomendações dadas por experts (função Zagat) quando, por exemplo, você procurar pelas "melhores churrascarias de São Paulo".

Mas há também algumas alterações que poderão incomodar um pouco, a começar pela remoção da integração com o Latitude e a ausência da opção de checkins. De acordo com o Google, se você quiser marcar o estabelecimento em que está agora, deverá fazê-lo a partir do aplicativo do Google+. Bom, para quem usa Foursquare, tanto faz como tanto fez.

O que deve perturbar mesmo é a retirada da opção de mapas offline. Quem já ficou sem acesso móvel (não é difícil no Brasil, infelizmente) sabe o quanto esta funcionalidade é útil. Agora, o usuário terá que digitar "Ok Maps" no campo de busca do aplicativo enquanto visualiza a área a ser guardada para visualização posterior. Será que funciona bem?

Por fim, a opção de mapas personalizados também foi removida, mas deverá voltar em uma versão futura do Maps, segundo o Google. Para quem não pode esperar, a empresa recomenda o uso da ferramentas Maps Engine Lite como alternativa.

O novo Google Maps será disponibilizado de maneira gradativa, então basta esperar um pouco para que a atualização apareça em sua conta do Google Play. É válido destacar, no entanto, que a nova versão só funciona em smartphones ou tablets com Ice Cream Sandwich ou superior.Usuários do iOS (a partir da versão 6) também receberão o Google Maps 7. O pessoal de Mountain View só não informou exatamente quando, se limitando à tradicional resposta "em breve".

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque