Artista acusa Naughty Dog de utilizar mapa sem autorização em The Last of Us

#Notícia Publicado por Lukkaz_, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLndwLmNvbS9tZWlvYml0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi8yMDEzMDYyNmdvZ29uaS1tYXBhMDAxLmpwZw==

Sempre que alguma obra faz sucesso aparece alguém para tentar tirar uma casquinha, mas quando um game é acusado pela segunda vez de buscar referências em outros lugares que implicariam pagamento de direitos autorais ou poderiam resultar em processos, como fica a situação?

É o caso de The Last of Us, que mal a poeira baixou graças à incrível semelhança entre a protagonista Ellie e a atriz Ellen Page, agora Cameron Booth, um artista de Portland acusa a Naughty Dog de usar uma arte sua sem autorização no game, sem lhe consultar ou pagar os direitos de uso de imagem.

A arte em questão é um mapa do sistema metroviário de Boston, que aparece nitidamente na cena capturada na imagem que abre o post. De acordo com Booth, o mapa utilizado no game não é oficial mas um de autoria dele, anexado abaixo.

IMAGEaHR0cDovL2kwLndwLmNvbS9tZWlvYml0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi8yMDEzMDYyNmdvZ29uaS1tYXBhMDAyLWJpZy5qcGc=

Em uma declaração já deletada, Booth chegou a dizer que considera inaceitável uma empresa se apropriar casualmente do trabalho de outra pessoa e incorporá-lo ao seu, sem sequer questionar. Ele chegou a ironizar o fato de que a indústria de videogames vive reclamando de pirataria, enquanto a empresa não quis pagar por utilizar um mapa oficial e recorreu à internet, como se todas as imagens lá hospedadas fossem de domínio público.

Antes que o fato tomasse uma proporção maior do que deveria, a Naughty Dog e Booth entraram em um acordo. O artista atualizou a postagem original, removendo todos os comentários virulentos que havia feito, e se limitou a dizer que ambas partes chegaram a um entendimento, onde ambos se desculparam: ele pela agressão verbal e a Naughty Dog por se apropriar de uma arte dele sem pagar.

Depois da Ellen Page ter expressado que não gostou de ver a semelhança entre ela e a protagonista Ellie, esse novo fato da empresa copiar a arte dos outros chega a ser engraçado. Apesar da lavação de roupa suja em público ter sido um tanto desnecessária, às vezes é preciso reclamar bem alto para se fazer ouvir. Esperamos que Booth receba a parte que lhe caiba, afinal o game está indo muito bem nas vendas.

Luciano
Luciano #Lukkaz_
, Salvador
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,