Nintendo fala sobre críticas em lançar apenas sequências ao invés de apostar em novas IPs

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1fTnlzLXU4OTFZMC9VY0lrMGdzS0F4SS9BQUFBQUFBQUJmay9ZbUVwNl9JaDhTSS9zMTYwMC9OaW50ZW5kbytmcmFucXVpYXMrbmludGVuZG8rYmxhc3QuanBn

Se você acompanhou o último Nintendo Direct apresentado durante a E3 2013, deve ter notado que a empresa demonstrou várias sequências de franquias renomadas, como Pokémon, Zelda, Mario, Super Smash Bros. e Donkey Kong, apenas para citar alguns, decidindo não sair de sua "zona de conforto", faltando aquele elemento surpresa.

A ausência de uma nova IP (propriedade intelectual) foi motivo de críticas, no qual afirmaram que a Nintendo prefere apostar na segurança de suas séries ao invés de novos personagens e jogos inéditos. Em entrevista ao Kotaku, o lendário designer Shigeru Miyamoto e Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo of America, comentaram sobre as críticas.

Para Miyamoto, criar uma nova IP nem sempre é sinônimo de um bom jogo, mas o designer reconheceu que muitos esperavam novas ideias da Nintendo na E3 2013:

"Eu não vejo isso [várias sequências de franquias] como se nós apostássemos na segurança porque sempre que fazemos um jogo, nos esforçamos para criar novas experiências para as pessoas. Certamente, fora da empresa e até mesmo internamente, temos vários membros que falam que nós deveríamos criar algo novo. Para mim, a questão é: o que é uma nova IP e, por definição, o que é um novo jogo? Eu acho que há uma falta de compreensão sobre a diferença entre os dois.

E assim, do meu ponto de vista, várias pessoas dizem 'Oh, você deveria fazer novos personagens e seriam jogos divertidos', mas a criação de um novo personagem não significa necessariamente que o jogo vai ser divertido. Você precisa realmente se concentrar na criação de uma nova experiência de jogo que seja única e divertida.

Eu entendo que há pessoas que gostariam que nós mostrássemos algo novo ou algumas ideias diferentes na E3, mas, ao mesmo tempo, eu também sinto que as pessoas tendem a não reconhecer que o que temos feito é novo. Porque mesmo com algo como Nintendo Land, que eu pensava que era algo muito novo e oferecia maneiras únicas de se jogar, as pessoas não o reconheceram como uma nova IP porque não construímos uma história nele ou introduzimos novos personagens. Se tivéssemos feito essa mesma jogabilidade e feito dessa forma, as pessoas teriam reconhecido como uma nova IP. Então, de certa forma, eu acho que isso é um pouco frustante."

Reggie também discordou das críticas de que a Nintendo prefere apostar na segurança de suas franquias, dizendo que é uma análise superficial. Para ele, por mais que um título seja uma continuação, possui detalhes e diferenças que são perceptíveis assim que o usuário joga o game e disse que a Nintendo está trabalhando em novas franquias:

"Acho que é uma análise superficial. E aqui está o porquê: quando você olha para a profundidade de Super Mario 3D World, o uso de diferentes personagens, que cada um possui habilidades distintas, o fato de que é um multiplayer em um espaço 3D que a EAD Tokyo fez tão bem... é uma experiência fenomenal. Eu acho que é superficial olhar para Donkey Kong Country: Tropical Freeze e dizer 'bem, é só um Donkey Kong Country'. Não, não é. Novas fases, novos inimigos, novas formas de se jogar, fases aquáticas, há muita riqueza nesse jogo.

Tudo que eu posso dizer é que, primeiro, temos algumas novas franquias que estamos prestes a lançar. The Wonderful 101, eu penso, pode ser a magia numa garrafa e nós continuamos trabalhando em outras novas franquias."

É fato que o momento instável do Wii U e a apostas em sequências garante uma posição de conforto para a Nintendo. A empresa possui uma base de fãs fiéis que estão acostumados a esperar por novos títulos de séries renomadas. Além disso, apenas jogando é que é possível notar as diferenças e as novas ideias de novos títulos das séries de games, porém, explorar franquias excessivamente pode passar a impressão de ser "mais do mesmo". Afinal, novas IPs sempre são boas para renovar o catálogo de jogos e aumentar o número de franquias, não é?

E você, o que acha a respeito das franquias da Nintendo? Acredita ela explora excessivamente as séries já existentes ao invés de trabalhar em novas propriedades intelectuais?

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,