Teste de Benchmarks dos processadores Intel Haswell para desktop

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A nova microarquitetura "Haswell" de processadores da Intel é a aposta da empresa para computadores de mesa e notebooks neste ano inaugurando a quarta geração de processadores da família Intel Core. Em nossa análise vou levar em conta apenas os modelos feitos para computadores de mesa, os chamados "desktops".

Os novos processadores são compatíveis com o socket LGA 1150 para desktop e rPGA947, BGA1364 para o mercado móvel. Não vamos especificar aqui os processadores e todas as suas novidades em relação aos processadores Ivy Bridge ou qualquer que seja, mas conhecerá melhor o seu desempenho e suas vantagens em alguns testes em jogos e programas realizados por sites especialista em hardware. Aos especialistas ou curiosos de plantão, podem conferir aqui as especificações técnicas desta nova linha.

Como sempre, cada processador é identificado com uma letra após o número, entenda melhor a sopa de letrinhas para os modelos de Desktop:

Desktops e all-in-ones

  1. Sem sufixo: este é o processador primário (TDP de 84W)
  2. Sufixo T: processador com baixo consumo de energia (TDP entre 35 e 45W)
  3. Sufixo S: processador equilibrado entre desempenho e consumo (TDP de 65W)
  4. Sufixo E: processador com opção de uso em sistemas embarcados
  5. Sufixo K: processador com multiplicador destravado para overclock
  6. Sufixo R: processador com GPU integrada de alto desempenho (Iris Pro 5200).

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWdhc2FiaWRvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9oYXN3ZWxsLWludGVsLmpwZw==

Confira o teste de consumo de energia de dois processadores Haswell para desktops, o modelo i5-4670K e i7-4770K quando o sistema está ocioso:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWdhc2FiaWRvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9jb25zdW1vaWRsZS5qcGc=

Foi possível perceber que os processadores Haswell consomem bem menos que outros processadores da família Ivy Bridge. Em notebooks, a família "Haswell" é ainda mais vantajosa no quesito de energia já que eles são bons quando o assunto é consumir pouco.

No teste de compressão no WinRAR, quanto menor o resultado, melhor o desempenho, confira um teste pelo site AnandTech:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWdhc2FiaWRvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9pbnRlbC1oYXN3ZWxsLXdpbnJhci1yZXZpZXcucG5n

Ficou bastante claro que o processador Intel Core i5 4670K chegou a perder para outros processadores da família Ivy Bridge como o Intel Core i7 2600K. O resultado acima deixa claro que mesmo o i5 4670K comportar a tecnologia da linha Haswell ele ainda pode perder para processadores mais antigos da linha Intel Core i7 - Ivy Bridge.

Abaixo testes realizado em jogos pelo site AnandTech:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWdhc2FiaWRvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9pbnRlbC1nYW1lLWhhc3dlbGwtcGVyZm9tYW5jZS5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5hbmFuZHRlY2guY29tL2dyYXBocy9ncmFwaDcwMDMvNTUzNDAucG5n

No teste acima realizado com uma placa de vídeo HD 7970 os novos processadores que estamos analisando ficaram no topo com 86 FPS e 85 FPS, analisar se vale a pena ou não comprar, depende de alguns fatores que podem ser vistos mediante da conclusão logo abaixo nesta postagem. Mas deve ter ficado bem claro que o desempenho dos processadores em jogos alterou quase nada.

Abaixo outros testes realizado em jogos pelo site Vortez:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52b3J0ZXoubmV0L2FydGljbGVzX2ZpbGUvMjE2MDNfaW50ZWwlMjBoYXN3ZWxsJTIwNDY3MGslMjA0NzcwayUyMHRvbWIlMjByYWlkZXIuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52b3J0ZXoubmV0L2FydGljbGVzX2ZpbGUvMjE2MDRfaW50ZWwlMjBoYXN3ZWxsJTIwNDY3MGslMjA0NzcwayUyMGNyeXNpcyUyMDMuanBn

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52b3J0ZXoubmV0L2FydGljbGVzX2ZpbGUvMjE2MDVfaW50ZWwlMjBoYXN3ZWxsJTIwNDY3MGslMjA0NzcwayUyMG1ldHJvJTIwbGFzdCUyMGxpZ2h0LmpwZw==

Como você deve saber, os processadores "Haswell" possuem uma GPU integrada e rodam perfeitamente os jogos atuais já que dão suporte ao DirectX 11.1 e OpenGL 3.2. Mas é óbvio que é uma covardia compará-los com boas placas de vídeo off-board. A diferença fica no modelo com sufixo "R" que equipará uma GPU parruda, estamos falando da Iris Pro 5200 que deve concorrer diretamente com as APUs da AMD que estão dando um show de desempenho gráfico na própria Intel.

Veja um vídeo mostrando o desempenho da GPU HD 4600 do processador Core i7 4770k contra um i7 3770k (Ivy Bridge) em alguns jogos:

U3RIZXhUQ2xlTHc=

Você percebeu que o processador da linha Haswell conseguiu ser bem mais superior. Mas o que temos que levar em conta é que o chip de vídeo integrado consegue rodar normalmente em configurações mais baixas e uma taxa de quadro FPS bem jogável. A questão é: os gamers querem jogar ao máximo, então em todo caso seria necessário uma placa de vídeo off-board em conjunto com um bom processador para obter resultados ainda melhores. Mas para iniciantes em jogos, essa é uma ótima opção de upgrade, pois você pode jogar os últimos lançamentos e experimentar muita rapidez em tarefas que exigem muito do processador, como decodificação de vídeo, reprodução e programas bem pesados.

No futuro, é só incrementar uma boa placa de vídeo em sua placa mãe. Tudo isso que falei é uma alternativa inovadora se o seu problema não é dinheiro.

A conclusão que tiramos dessa nova linha são as seguintes:

  1. Consumo de energia menor
  2. Incremento na perfomance da GPU integrada (HD 4600) e a nova GPU Iris Pro 5200
  3. Processador com um pouco mais de perfomance em relação a geração anterior
  4. Suporte nativo a DDR3 - 1600 MHz
  5. Suporte a exibição de vídeo em 4K com aceleração por hardware
  6. Preço elevado e sem custo benefício para PC's de mesa.
Com certeza a linha "Haswell" é muito boa em plataformas como ultrabooks e tablets já que consome menos e possui um GPU muito boa, não quero comparar com placas de vídeo dedicadas. Para desktops, os processadores podem ser considerados como uns dos mais rápidos do mundo (High End), tanto no CPU e GPU os resultados são realmente satisfatórios e o preço bem salgado. Provavelmente, o Haswell foi feito especialmente para os portáteis, este é o foco da Intel.

Na imagem abaixo verá o ganho de desempenho energético com o Haswell em ultrabooks:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWdhc2FiaWRvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9pbnRlbC1oYXN3ZWxsLWJhdGVyaWEtc2xpZGUtNjAweDM5NS5qcGc=

Estamos falando de novas tecnologias, então será preciso comprar uma nova placa mãe já que o socket é o recente LGA 1150. Para os gamers entusiastas jogar um game com um processador desses é o máximo, é claro, acompanhado com no mínimo duas placas de vídeo já que o Intel Core i7 seja qual modelo, é ideal apenas para quem possui mais de uma placa de vídeo levando em conta o seu alto preço. Aos usuários que utilizam programas bem pesados, vale o investimento.

Aos usuários menos exigentes, comprar um Intel Core i7 ou i5 dessa quarta geração não chega a ser desperdício total de perfomace, mas é bom pensar e analisar outras opções bem mais baratas no mercado que possuem também um ótimo desempenho.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque