Primeiras Impressões de "State of Decay"

#Artigo Publicado por jmr23, em .

Jogo de sobrevivência com zumbis da Undead Labs' se mostra promissor

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3AuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvU3RhdGVvZkRlY2F5L3ByZXZpZXcvTWljcm9zb2Z0L1hib3gzNjAvOTgzNzAxX2pvZ28tZGUtc29icmV2aXZlbmNpYS1jb20tenVtYmlzLWRhLXVuZGVhZC1sYWJzLXNlLW1vc3RyYS1wcm9taXNzb3IuanBn

Acho que junto dos achievements, uma das maiores colaborações do Xbox 360 para essa geração foi a Xbox Live Arcade. Uma maneira de publicar jogos de orçamento limitados, novas propostas que as produtoras não olhariam com bons olhos para uma distribuição de larga escala. Esse é exatamente o caso de "State of Decay" da Undead Labs', que teve pouca publicidade e me pegou desprevenido no primeiro contato que tive com materiais do game e agora, nessas duas horas que joguei dele.

"State of Decay" cumpre sua função como jogo de sobrevivência logo de princípio, você não tem modo de criação de personagem, não tem sequer um desenvolvimento ou uma ligação com ele - é assim, cru e direto ao ponto. Sua primeira missão é salvar um amigo que se vê ameaçado por zumbis e tenta sobreviver, a tal empatia é construída com o passar do tempo. E a forma como eles facilitam isso é bem interessante: os primeiros personagens que encontra sabem tanto quanto você sobre o que está acontecendo.

A partir daí, senti uma progressão gradual usando o mundo aberto muito bem, porque em nenhum momento o jogo deu um passo maior que a perna tentando acelerar sua absorção da mecânica e do que está se passando com aqueles personagens. Mas, claro, você pode pular etapas se quiser em alguns casos, todo o aprendizado é extremamente orgânico. Mesmo quando você perde uma das caixas de auxílio do tutorial, você vai instintivamente executar alguns comandos. Foi o que aconteceu comigo, deixei passar as dicas para o uso das armas de fogo, até então só tinha usado a machadinha para combate corporal e, quando precisei do rifle que minha personagem tinha equipado, sem pestanejar segurei o LT para focar a mira da arma e foi o que aconteceu. Pode parecer bobo, mas não são todos os jogos que fazem isso e uma mecânica intuitiva é importante em um jogo de proposta tão ampla.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3AuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvU3RhdGVvZkRlY2F5L3ByZXZpZXcvTWljcm9zb2Z0L1hib3gzNjAvOTgzNzAyX2pvZ28tZGUtc29icmV2aXZlbmNpYS1jb20tenVtYmlzLWRhLXVuZGVhZC1sYWJzLXNlLW1vc3RyYS1wcm9taXNzb3IuanBn

Mesmo assim, alguns elementos não funcionam tão bem e nem parecem muito balanceados. Não foram poucas as vezes em que tentei passar furtivamente por um ou outro morto-vivo a uma distância considerável e mesmo assim era notado por eles, fora as hordas de zumbis (um grupo de vários deles, que torna sua vida bem problemática se estiver a pé e sozinho) que existem em um volume quase irritante.

Até o momento, não me apareceu a opção para recrutar outros sobreviventes da base para irem cumprir as missões comigo, então espero que isso eventualmente aconteça, já que muitas missões são quase impossíveis de se cumprir sozinho.

"State of Decay" é um sinal de que mesmo com seu sucessor a caminho, o Xbox 360 ainda tem lenha para queimar e que a Xbox Live Arcade foi o grande legado que o console nos deixou. Fique de olho, porque depois da E3 teremos uma análise completa do jogo da Undead Labs'.

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,