O Eshop Do 3ds

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9kZXN0YXF1ZS8wMjE5ODI2MDAxMzY5OTA1MjMyLmpwZw==

Mario e Donkey Kong fizeram as pazes. Paulyne não é mais uma princesa em perigo e Mario pode descansar um pouco. Seguindo à risca a mudança no nome do mais novo título da franquia, essa proposta em questão seria chata. Tediante. Felizmente o reflexo dessa mudança se dá apenas no gameplay, e Mario & Donkey Kong: Minis on the Move ainda dá motivo de sobra para quebrar a cabeça com versões robóticas minúsculas do encanador e do gorila. De maneira mais descompromissada.

A jogabilidade padrão da série, seguindo a linha de jogos como Lemmings, ainda está presente de uma maneira ou de outra. Os Mario-robôs ainda se movem sozinhos e o controle do jogador, auxiliado pela tela de toque do 3DS ainda é sobre o cenário, construindo e desconstruindo caminhos para que os brinquedos cheguem ao destino, com as ocasionais moedas espalhadas no cenário exigindo um pouco mais de raciocínio para alcançar a perfeição.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAzMTg5NjIwMDEzNjkyNjYzMzkuanBn

Contudo, o ângulo abordado muda. Não existe mais a visão 2D em perfil, e não são tracejados-ponte para ligar quedas-livre que o jogador tem de construir. A tela de toque mostra uma visão superficial de um campo onde o trajeto deve ser formado através da inserção de tiles específicos. Caminhos horizontais, verticais e todas as curvas possíveis. Errou algum? Uma bomba resolve. Esta e todos os tipos de tiles, incluindo variantes como alguns com trajetos arbitrários ou encruzilhadas, são dispostos em um cano no lado direito da tela. Ali, é possível guardar tiles até que a oportunidade ideal surja para usá-los. Mas há um porém: com mais de 5, o cano estoura e é fim de jogo. Manuseio constante dos seus recursos é o plano de ação.

Mais mecânicas são constantemente adicionadas ao gameplay numa curva de aprendizado satisfatória. Nunca é difícil demais porque você não está acostumado com as mecânicas, há um período com o tempo perfeito para introduções e testes de cada uma delas. E com 4 modos de jogo diferente, preferencialmente jogados intercaladamente, o jogador tende a se acostumar com elas bem mais, antes de encarar o novo desafio a ser jogado.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAyOTY4MjYwMDEzNjkyNjYzMzkuanBn

E há desafio. As fases mais avançadas do modo principal, Mario's Main Event, vão testar bastante os reflexos e pensamento rápido, e especialmente no quarto e último modo de jogo, Giant Jungle, que joga o mini-robô num mapa gigantesco com limite de tempo e muitos objetos a coletar, não há um segundo de folga. Mas são os outros 2 modos que brilham mais. Puzzle Palace coloca os brinquedos em um campo com um ponto de partida e um de chegada, e dispõe desde o início todas as peças que devem ser usadas para alcançar a solução. Organizá-las da maneira certa é o real desafio. Já Many Mini Mayhem adiciona mais de um robô à bagunça. Não é possível concentrar-se somente em um, ou o outro acabará morrendo. Esse tipo de multitask, combinado com agilidade e raciocínio dos outros modos conferem um desafio mental que nunca pesa na cabeça do jogador. Ao contrário de Brain Age, por exemplo, não parecem mais um teste de colégio ou faculdade.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAzMTY2MjcwMDEzNjkyNjYzMzkuanBn

Os intervalos podem ser preenchidos como mini-games, que utilizam as duas telas com técnicas como disparos de estilingue ou giros de manivelas para "pescar" Shy-guys. São divertidos, mas não estimulam replays, e não possuem leaderboards online. Junte isso ao fato de que não prendem tanto quanto os modos principais de jogo e acabam servindo apenas de interlúdio aos demais.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAzMDQzOTAwMDEzNjkyNjYzMzkuanBn

Além da ausência de learderboards online para os mini-games, que poderiam conceder uma vida mais longa a estes, outros problemas estão no reaproveitamento de músicas da franquia em contraste a originais, e o 3D praticamente desnecessário, principalmente porque a tela de cima raramente acaba sendo vista.

Completando o pacote, o jogo possui uma ferramenta de criação de fases e compartilhamento online. Extremamente intuitiva, qualquer um é capaz de criar uma fase desafiadora sem passar horas na frente do 3DS. As melhores da semana e de todos os tempos, juntamente com a opção de ver as criadas pelos seus amigos, estão dispostas em um sub-menu. E com a opção de compartilhamento ser liberada apenas àqueles que conseguiram completar a própria fase, as opções boas aumentam exponencialmente.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAzMTk4NTIwMDEzNjkyNjYzMzkuanBn

Mario & Donkey Kong: Minis On the Move é o melhor jogo da franquia, e nos faz desejar que os 2 mascotes tivessem se aliado há mais tempo. Recheado de conteúdo (cerca de 150 fases principais), e com infinitas possibilidades na ferramenta de criação, é um ótimo investimento aos amantes do gênero e não exige muito daqueles que querem apenas poucas partidas.

-- Resumo --

+ Level design inteligente

+ Curva de aprendizado

+ Variedade

+ Muito conteúdo

+ Criação e compartilhamento de fases

- Mini-games sem leaderboards online

- 3D fraco

- Reaproveitamento de músicas

Nota - 8,5

Anônimo
Anônimo