Vírus que envia mensagens em português se propaga no Skype

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Usuário recebe convite para ver uma 'foto'; 5% das vítimas são do Brasil.

Vírus usa diversos idiomas e tem alcance global, afirma Kaspersky

IMAGEaHR0cDovL3RlbGVjb211ay5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTEvMDQvc2t5cGVfdmlydXNfYWxlcnQucG5n

Um vírus "poliglota", que "fala" inclusive o português, e se propaga pelo Skype foi identificado pela fabricante de antivírus Kaspersky Lab.

Usando mensagens aparentemente traduzidas por uma ferramenta automática, a praga envia links encurtados para os contatos da vítima. "Você olhar hilariante nesta foto", é um exemplo das mensagens enviadas.

Ao final da url curta, o nome de usuário do Skype é incluído, junto de uma extensão, como ".png", que indicaria uma foto. Outro tipo de mensagem usada pelo vírus é: "esta é uma foto muito legal da sua parte".

Em um único link, a Kaspersky verificou que 526 pessoas, ou 5% das vítimas, era do Brasil. A praga utiliza diversos links diferentes para se proagar.

"Para definir qual idioma será usado na disseminação dos links maliciosos, o worm possui uma função para determinar qual a localização da vítima, baseado numa lista de países e o idioma do seu sistema operacional. Ele pode disparar mensagens em Espanhol, Russo, Inglês e Alemão, entre outros", escreveu o analista de vírus Fabio Assolini, da Kaspersky Lab em postagem publicada nesta terça-feira (28).

Os links encurtados levam a vítima para sites de downloads de arquivo, como 4shared e Hotfile. Caso o arquivo, que na verdade é um software e não uma imagem, seja baixado e executado, ele tentará solicitar permissão para interagir com o Skype. Se a vítima der permissão, as mensagens serão enviadas.

O intuito do programa é preparar a máquina para receber outro vírus que pode tornar o computador parte de uma rede-zumbi, o que pode fazer o sistema realizar ataques de negação de serviço e enviar spams, entre outras atividades.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,