Como Grand Theft Auto V está elevando a série a um novo patamar

#Notícia Publicado por jmr23, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDEvNDE1My9ndGE1cm9rc3RhcjE5MjB4MTA4MHd3dy5qcGc=

O editor Keza MacDonald, da IGN teve a oportunidade de testar uma nova demonstração de Grand Theft Auto V e publicou um excelente artigo que mostra como o novo jogo está elevando a série a um novo patamar. A forma como ele conta o que viu e a grandeza de Grand Theft Auto V nos motivaram a traduzir o texto na íntegra, para que todos possam entender a magnitude do novo projeto da Rockstar Games.

A Rockstar Games tinha a ambição de criar em Red Dead Redemption e Grand Theft Auto 4, duas grandes zonas de impacto ao jogador. Primeiro, criar um mundo aberto com muita liberdade e segundo, criar um impacto com uma história cinemática e personagens interessantes.

Em Grand Theft Auto V, a produtora está mirando algo diferente, em um patamar acima do que estávamos acostumados. Em relação à história, movemos de um único protagonista para três protagonistas, deixando o jogo, do ponto de vista da narrativa, mais com cara de uma série da HBO do que um filme. O mundo também está mais aberto, mais detalhado e mais reativo, tanto nas cidades quanto nas áreas de campo.

Ao ver a última demonstração de Grand Theft Auto V, eu fiquei de boca aberta com o mundo do jogo. apesar de amar Liberty City, eu realmente amava olhá-la. Não posso esquecer que eu dificilmente conseguia entrar em um prédio e pouco interagia com a cidade em si. Mas, ao ver Franklin c de para-quedas perto de um lago e parando em uma barraca para tomar um drink, comecei a reparar nos detalhes que estavam a sua volta: pessoas pescando, turistas escalando o morro, alguns ATVs correndo ao fundo e pessoas conversando. A cidade estava viva, de uma forma que nenhuma outra cidade esteve. Eu pude sentir que onde eu fosse, encontraria algo para fazer.

A vida da cidade pode ser facilmente exemplificada na atenção dos detalhes do mundo sub-aquático do jogo. Quando Trevor colocou a sua roupa de SCUBA de desceu de um barco, mergulhando no mar, tive a expectativa de ver alguns peixes e algas marinhas, mas não tubarões, cordilheiras de corais profundas, cardumes de peixes, barcos e uma iluminação incrível que mostrava raios do sol dentro da água. É possível explorar todo um oceano dentro de um jogo, desde que você não seja mordido por um tubarão, é claro. Isso nos mostra um enorme avanço nos jogos de mundo aberto da Rockstar Games.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTMvMDUvR3JhbmQtVGhlZnQtQXV0by1WLTE2LTYyNXgzNTIuanBn

Além disso, a estrutura da história, baseada em três personagens, marca um avanço na forma como a Rockstar Games conta suas histórias. GrandTheft Auto V me lembra a série Sopranos, e não apenas porque temos um personagem rico, mas miserável, que está na crise de meia idade e passa boa parte do seu dia na frente de um psicólogo. Os Sopranos mostram com maestria a dissonância entre a vida de criminoso e a vida familiar, entre o desejo de escapar da vida de bandido e a compulsão que move os personagens. GrandTheft Auto até tentou atingir este nível de personalidade com Nico Bellic, mas para muitos, não conseguiu.

Muitas vezes foi difícil ver as diferenças entre o personagem que você jogava, potencialmente explodindo postos de gasolina e matando inocentes e o Nico Bellic que era mostrado nas cutscenes. Se eu sou um veterano de guerra que estou cansado de conflitos e vim para a América do Norte tentar uma vida melhor, porque eu estou perseguindo gangsters? Se eu sou um cara bom, mesmo no fundo, porque estou matando tantas pessoas? Eu apenas pude ver Nico Bellic como uma pessoa trágica, um cara totalmente definido pela violência que não consegue se libertar dela.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTMvMDUvR3JhbmQtVGhlZnQtQXV0by1WLTEyLTYyNXgzNTIuanBn

Grand Theft Auto V, por outro lado, é estrelado por um psicopata habilidoso, um gangster rico e miserável e um jovem que está tentando se tornar um criminoso. Eu não consigo ver dissonâncias nestes personagens da mesma forma que eu via com Nico Bellic. Mas, pelo que pudemos ver da relação com Michael e sua família - que parece odiá-lo - e a história de Franklin, temos a certeza que Grand Theft Auto V não está tentando contar algo extraordinário. Tudo o que poderemos fazer com os personagens, fará sentido!

Individualmente, os personagens de Grand Theft Auto V oferecem coisas diferentes ao jogador. Dificilmente uma série de TV consegue se manter com qualidade após diversas horas falando da história de um único personagem. Com três protagonistas, a Rockstar Games possui uma flexibilidade para mover entre as três histórias.

Com o que pude ver do jogo, posso dizer que Grand Theft Auto V está mirando alto, tanto em sua história, quando em seu mundo aberto, e isso me deixa extremamente animado pela versão final do jogo. É muito difícil encontrar na indústria de jogos um jogo que te oferece uma excelente narrativa da história e ao mesmo tempo permite que você construa a personalidade dos personagens, além do que é esperado. Mas, Grand Theft Auto V não será como a maioria dos jogos.

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,