Pes 2009

#Prévia Publicado por Kendrax, em .

à hora da verdade!

Chegamos à nossa segunda matéria sobre os grandes games de futebol desse ano. Anteriormente, você pôde conferir todos os detalhes sobre o novo game da série FIFA. Agora chega a vez de seu rival direto, Pro Evolution Soccer, que até pouco tempo atrás era, incontestavelmente, o melhor game de futebol existente. Mas, desde o ano passado para cá, Pro Evolution Soccer tem perdido sua coroa de melhor game de futebol para as novidades introduzidas em FIFA, que fica cada vez mais realista. Com isso, fica no ar nossa pergunta: Teria Pro Evolution Soccer fôlego para virar novamente a mesa?

Pois bem, apresento-lhes a mais recente versão da famosa franquia da Konami, Pro Evolution Soccer 2009. Para adiantar, devo dizer que nesse ano voltamos a ter uma ótima briga entre esses dois games! De um lado temos FIFA, que investe pesado, desde o ano anterior, em mudanças, tornando-se um perfeito simulador de futebol com diversas e interessantes funções on-line, sem deixar de lado a jogabilidade. Do outro PES, que sempre teve um jogabilidade mais arcade, com mais diversão, mas que nesse ano também investiu em novidades, funções e novos modos. Briga dura!

Assim, Pro Evolution Soccer 2009 tenta entrar com estilo na geração da alta-definição, tendo a já reconhecida alta performance de FIFA 09 para enfrentar. E é impossível falar de um sem comparar com o outro. Pois bem, PES 2009 começa tendo como ponto negativo seus gráficos, que fazem os jogadores mais parecerem com dinossauros quando comparados aos belos gráficos de FIFA 09. Isso por causa das poucas modificações feitas nos jogadores desde os tempos das versões de Pro Evolution Soccer (antigo Winning Eleven) no Playstation 2. Os estádios por sua vez receberam interessantes melhorias, com modelos que realmente lembram os verdadeiros estádios no mundo real (como o de Wembley, por exemplo, que está simplesmente idêntico)! Outra questão que finalmente foi resolvida foi a queda de frame rate que tínhamos em PES 2008, onde PES 2009 roda com leveza e solidez ao mesmo tempo, sem queda de desempenho!

Ainda falando da apresentação do jogo, os comentários de Jon Champion e Mark Lawrenson são até legais, mas, em certos momentos, ainda passam a impressão que eles estão comentando outro jogo e não o que você está jogando. Ã uma pena, mas as coisas não são mais como nos tempos de Jon Kiriba, o japonês dos tempos de Winning Eleven (onde mesmo quando não entendíamos nada do que era dito, ainda sim era empolgante). Para desempolgar um pouco mais as coisas o barulho da bola é exagerado e a torcida aparenta estar furiosa em diversos momentos. Menos mal que há uma opção para importar MP3s para ficar ouvindo algo diferente durante as partidas.

Uma novidade que é realmente bem-vinda é a chegada da UEFA Champions League,que está oficialmente presente no jogo! Isso faz com que times europeus presentes tenham representações oficiais, de uniformes, jogadores e nomes. Porém é incrível como mesmo assim alguns times ainda não tenham uniformes oficiais presentes (e não estou falando de times pequenos, mas de dois dos mais importantes times do campeonato inglês!). Ainda bem há o recurso do Edit Mode, para salvar o jogo dessa falta de oficialidade, onde você poderá editar jogadores para deixá-los mais "oficiais" (do jeito que deveriam estar). Você também poderá utilizar a câmera de seu Playstation 3 para importar imagens, facilitando a construção de seus jogadores (ou a modificação daqueles que estão precisando).

A Master League ainda é um dos destaques do jogo, onde você poderá começar um time do zero, nas divisões de base do futebol europeu, até levá-lo à glória. Mas se você é um veterano na série, a Master League não está recheada de novidades, apesar de ainda ser divertida. Novidade mesmo é o novo modo, Become a Legend (do inglês livre, Torne-se uma Lenda). Esse que mais parece com uma cópia do Be Like a Pro, introduzido em FIFA 08 e que ainda existe em FIFA 09, para fãs de PES mais lembra o Fix Mode de games antigos da série. Bom, esquecendo as semelhanças com outros modos ou a suposta falta de originalidade desse modo, Become a Legend coloca você nos pés de um jovem de 17 anos, que deve ter sua carreira guiada ao sucesso. Tal modo tem um interessante sistema de progressão, indo dos times de base até convites para seu jogador participar da seleção de seu país, não importando se ele joga no Japão ou na Europa! Become a Legend também se mostra mais divertido graças às físicas disponíveis em Pro Evolution Soccer 2009, por sinal o grande trunfo de PES 2009!

O jogo perdeu a super-velocidade vista em Pro Evolution Soccer 2008, demonstrando movimentos mais realistas, assim como na série FIFA. O jogo não consegue tomar o título de "futebol mais realista" da EA com seu FIFA, mas é uma melhoria que a série faz e precisa ser comentada. Entretanto, graças a sua física, Pro Evolution soccer é considerado por muito o jogo mais divertido! Com a bola nos pés do jogador certo (alguém talentoso como Ronaldinho, Cristiano Ronaldo ou Messi), será possível fazer terror na defesa adversária! Isso faz com que sua experiência com a bola seja mais divertida do que nunca, fazendo com que esse seja o melhor PES da nova geração de consoles.

Outra novidade é um novo esquema de controle, chamado "manual control". Nessa novidade, ao invés de lutar contra o controle todas as vezes que você passar a bola, você poderá passá-la e continuar controlando um jogador até que o computador passe a bola automaticamente. O que pode parecer meio confuso a princípio, após alguns jogos torna-se fácil e mostra-se realmente útil, sendo possível até criar jogadas realmente impressionantes! A satisfação de fazer um gol com tais jogadas, totalmente criadas por você, sem auxílio do computador (que nada mais faz do que lhe obedecer) será simplesmente incomparável!

A ação sentida em uma partida de futebol realmente está de volta em Pro Evolution Soccer 2009. Ã uma pena que certos vacilos ainda presentes tiram o brilho e potencialidade que o jogo poderia ter. Em se tratando do elemento on-line, temos que admitir que o do ano passado foi simplesmente injogável! Nesse ano, os problemas com lags diminuíram consideravelmente (principalmente se lembrarmos do como a bola "teleportava" em partidas on-line em PES 2008), tornando possível a jogabilidade on-line! Porém ainda há problemas presentes caso você jogue contra alguém que esteja a alguns países de distância (ou com conexões muito diferentes). E o tal do "Konami Arcane ID", minha nossa, uma piada perto das funções on-line dos servidores de FIFA.

Assim, mesmo com todos os seus problemas, não há dúvidas que Pro Evolution Soccer 2009 é um dos mais divertidos (se não o mais divertido) games de futebol disponíveis. O jogo ainda passa aquela impressão que ele nada mais é do que uma cópia dos games anteriores, entretanto não há como negar que é um bom jogo. Se você insiste em comparar FIFA 09 a Pro Evolution 2009, depois de realmente por as mãos nos dois, digo-lhes: FIFA oferece um pacote mais completo, como um verdadeiro simulador de futebol. Porém, cabe a você decidir se quer o simulador definitivo de futebol ou um game mais simples e, quem sabe, mais divertido?

Plataforma: Playstation 3

Também disponível para: PSP, Playstation 2

Data de Lançamento: 11/11/2008

Distribuída por: Konami

Desenvolvida por: Konami

Gênero: Esporte

ESRB Rating (censura): Livre

Nota: 7.9 / 10.0

Kendrax
Kendrax
, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque