Caminhar em um mundo virtual infinito: Agora é possível com o Flexible Spaces

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5iZXRhemV0YS5jb20vd3d3LmNody5uZXQvdXAvMjAxMy8wNC9jYXJhdHVsYTQtNjYweDM1MC5qcGc=

Na interação com a realidade virtual, há vários desafios técnicos, um dos principais é em relação ao movimento físico. Deve-se adequar o ambiente virtual ao espaço real em que a pessoa se movimenta. Devido a isso, fica muito difícil criar grandes mundos virtuais, sem ser limitado pelas dimensões do ambiente real.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Técnica de Viena (Áustria) desenvolveram um aplicativo de realidade virtual que dá a ilusão de estar caminhando em um labirinto sem fim, quando na verdade ele está andando em círculos.

Os quartos e corredores fictício são gerados dinamicamente, de maneira que correspondam com o espaço físico real em que se opera. Esta técnica é baseada em um algoritmo chamado de "Flexible Spaces", que organiza o ambiente virtual durante a caminhada, a partir de parâmetros aleatórios.

O algoritmo é implementado usando um motor de renderização de jogos chamado Unity Pro e um dispositivo especial tipo um óculos (semelhante ao Oculus Rift) chamado Fakespace Wide 5 que permite um campo de visão de 150 graus na horizontal e 88 graus na vertical.

Os movimentos do usuário são monitorados por um software de captura de movimento chamado PhaseSpace Impulse, a partir de 52 câmeras de alta definição, que definem uma área quadrada de 83,5 m². No dispositivo tipo um óculos, as imagens são exibidas a 60 fps (frames por segundo).

Quanto a aplicações deste sistema, um bom exemplo seria um museu, onde um está mais interessado no que é exposto do que na disposição da sala. Também poderia ser usado em salas públicas de jogos virtuais e em treinamento militar.

Um dos próximos objetivos do projeto, informam os pesquisadores, é adaptá-lo para que mais pessoas possam se mover e interagir no espaço virtual sem limitar-se fisicamente.

O próximo passo seria comparar as experiências do usuário com o foco atual do projeto, a fim de ver quais seriam os parâmetros mais importantes para melhorar o sistema.

No vídeo abaixo, vemos o caminho real e o virtual de uma pessoa andando através de uma série de quartos e corredores gerados aleatoriamente que simulam um abiente muito maior do que o real.

NDkyVFZxUkhITjQ=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,