CodeSpells: o jogo que ensina a programar em Java enquanto o joga

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5iZXRhemV0YS5jb20vd3d3LmNody5uZXQvdXAvMjAxMy8wNC9jYXJhdHVsYS0yLTY2MHgzNTAuanBn

Neste jogo, os jogadores utilizam a linguagem de programação Java para resolver os problemas dentro do ambiente do mesmo. Os pesquisadores descobriram que, em apenas uma hora de jogo os alunos (com idades entre 10 a 12 anos) tinham dominado alguns dos componentes básicos de Java e depois queriam encontrar formas mais criativas de usar essa linguagem de programação.

O jogo, de nome CodeSpells, você joga no papel de um mágico que chega a uma terra habitada por gnomos. Durante suas viagens, o mago ajuda aos gnomos a recuperar sua magia perdida. Para isso o mago conjura magias, essas magias não são escritos em castelhano antigo ou latim, mas em Java.

William Griswold, um cientista da computação da Escola de Engenharia da Universidade da California em San Diego, explicou que "CodeSpells é o único jogo que mergulha você plenamente na programação".

Stephen Foster, um dos principais aluno do estúdio, disse: "temos a esperança de que os jovens se tornem tão viciados à aprendizagem de programação, assim como são nos jogos eletrônicos".

Não se trata apenas de tarefas, em que você escrever ou editar códigos de feitiços para ajudar os outros personagens do jogo. Os jogadores também podem ganhar distintivos por completar missões e dominar certas magias.

Assim, de acordo com o relatório apresentado no Phys.org: "durante o tempo que os jogadores completam o primeiro nível do jogo, já terão aprendido os principais componentes da linguagem de programaçãoem Java, como os parâmetros: for if, for loops e while loops, entre outros".

A teoria da aprendizagem por trás do jogo é baseado em uma pesquisa com 30 especialistas em informática sobre como eles aprenderam seu ofício. Se encontrou que a chave para o sucesso na aprendizagem de programação é o esforço para ser criativo, explorando diferentes opções de programação, tornando difícil parar esta atividade até que o problema seja resolvido.

CodeSpell, ajuda as pessoas que não se acham apta a programar, a se aproximarem da programação, a superar as etapas mais difíceis em primeiro lugar. Caso contrário, resultaria em algo frustrante e desanimador. A ideia é realizar as tarefas de aprendizagem dentro do jogo.

Cientistas da Universidade da Califórnia queriam lançar o jogo de maneira gratuita e disponível para qualquer instituição de ensino.

Você pode baixá-lo através do link abaixo:

https://sites.google.com/a/eng.ucsd.edu/codespells/downloads

NOTA

  1. No momento o jogo existe somente em versão para Mac OS X 10.5 e superior.

VXhjdnM0T3lSZ0E=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque