O Wii U não acabou

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

O Wii U não está vivendo o melhor dos momentos. As vendas, mesmo que estejam melhorando, estão ainda em níveis preocupantes. Dezenas de jogos são confirmados para todos os consoles, tablets, celulares e calculadoras produzidas pelo homem... Exceto o Wii U. E, quando são confirmados, em geral são versões inferiores, com problemas de perfomanc, e sem suporte via DLCs e patches. A indústria como um todo e mesmo a comunidade parece simplesment ignorar o Wii U. Tudo parece apontar para um fracasso colossal do Wii U. Esperem.

Em primeiro lugar, vamos revisar a situação atual: quantas revoluções ocorreram nos últimos sete anos? Tivemos a ascenção de inúmeras novas formas de distribuição, como free-to-play, AppStore e Facebook. Tivemos também o surgimento de muitas novas formas e dispositivos de jogar, como smartphones, Kinect e 3D. Indepentemente do que qualquer um pense sobre qualquer uma dessas coisas e independentemente da sua influência real nas vendas de consoles, uma coisa é certa: todas essas transformações, em conjunto, alteraram significativamente o perfil do consumidor. Não apenas isso, mas uma crise econômica cujos efeitos ainda são muito sentidos no hemisfério norte fez as pessoas ficarem muito mais seletivas em relação ao preço de certos aparelhos, ainda mais se esses aparelhos têm como foco uma única função.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAzODM0MjMwMDEzNjU1NTg0NTEuanBn

Esse é o ponto em que nos encontramos. O que isso representa para o futuro do Wii U? Há quem diga que o Wii U vai sofrer o mesmo destino do Wii, mas será que esse destino está tão certo, considerando tudo por que passamos nos últimos anos? Eu penso que não. Não sabemos o que vai acontecer e todas essas revoluções podem beneficiar ou prejudicar a Nintendo, mas é impossível que a história se repita nos mínimos detalhes depois de tudo isso. Ao menos, sabemos que o suporte das produtoras terceirizadas não tem como ficar muito pior do que hoje. A ausência de suporte a motores como Unreal 4 e Frostbite 3 - o que não tem nada a ver com poder de processamento - certamente pode afetar o console a longo prazo, mas isso ainda está para ser provado.

Seja como for, ao menos o suporte da própria Nintendo está garantido. Claro, isso não foi o suficiente para manter o momento do Wii, mas a empresa já se mostrou capaz de suportar os seus consoles praticamente sozinha no passado e não há motivos para pensar que não pode fazer o mesmo novamente. Os custos de produção e desenvolvimento subiram exponencialmente, sim, mas a Nintendo acumulou um capital gigantesco na última década, de forma que pode bancar muitos estúdios e parcerias como as que vão nos trazer The Wonderful 101 e Shin Megami Tensei X Fire Emblem. Além disso, o 3DS mostra que a Nintendo aprendeu a lançar os seus jogos num ritmo que torna fácil de acompanhar, mas ao mesmo tempo não fique com um hiato muito grande entre dois títulos importantes.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53aWktYnJhc2lsLmNvbS9hcnF1aXZvLzAwNzUwOTQwMDEzNjU1NTg2MjgucG5n

Esse artigo tem um tom muito positivo, claro, apesar de a mensagem real ser de incerteza. O caso é que se faz necessário, nesses tempos, lembrar que há motivos para acreditar que o Wii U irá se sair bem no final das contas, tanto nas prateleiras quanto na mente dos jogadores.

Anônimo
Anônimo