Criadores independentes elogiam Sony e criticam Microsoft

#Notícia Publicado por alfi, em .

IMAGEaHR0cDovL2JsYWhjdWx0dXJhbC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDIvRGVzdGluYXRpb24tUGxheVN0YXRpb24uMDJfMDMwMjEzMS5wbmc=

Dois criadores independentes revelaram que tiveram uma experiência de trabalho muito melhor com a Sony do que com a Microsoft na hora de levar os seus jogos para as consolas destas companhias.

Jonathan Blow, criador de Braid e The Witness, disse ao Wired que a abordagem da Microsoft aos criadores independentes é, "Fazer-te passar pelo máximo de dor que aguentes para extrair o que lhe apetecer esta semana."

"A Microsoft trata os criadores independentes muito mal," disse Blow.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pbmRpZWdhbWVtYWcuY29tL21lZGlhL3RoZS13aXRuZXNzLWF1dHVtbi5qcGc=

The Witness está a caminho da PlayStation 4 e Blow diz que apesar de ter estado no anúncio da consola, a Sony não lhe deu dinheiro para subir ao palco, apenas gosta da consola nova e da equipa na Sony.

Já Brian Provinciano, criador de Retro City Rampage, disse que a Microsoft cancelou o lançamento do seu jogo após este ter comentado publicamente a dificuldade de lançar um jogo no Xbox Live Arcade. Teve que voltar a submeter o jogo, negociar por seis meses e obter uma editora para o poder lançar - ficando depois nas mãos da Microsoft o aceitar ou não.

"Alguém enganou-se e lançou-o no XBLA por $10 ao invés de $15, portanto a maioria das cópias vendidas amealhou menos um terço do valor."

Por seu lado, a "Sony tem dado um suporte incrível e promoveu muito bem o jogo."

"Recebeu uma quantidade generosa de promoção sem nenhum custo para mim, de publicidades na PS Store a eventos tais como a E3 até kiosks jogáveis em todas as Walmart, Best Buy, GameStop, Target e Future Shop na América do Norte. Nunca nos meus mais loucos sonhos teria esperado que isto acontecesse."

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hcmthZGUuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzEwL1JldHJvLUNpdHktUmFtcGFnZS1tb2NrLXVwLTU1MHg0MTMuanBn

Provinciano também elogiou o kit de desenvolvimento da Vita, oferecido aos criadores independentes, dizendo que é um dos mais fáceis de usar.

O esforço da Sony junto dos criadores independentes é bem conhecido e Provinciano elogiou os esforços desta companhia e também da Nintendo.

Alisson Matheus
Alisson Matheus #alfi
, Socorro
Publicações em Destaque