PETMAN: O robô humanóide com movimento natural

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5iZXRhemV0YS5jb20vd3d3LmNody5uZXQvdXAvMjAxMy8wNC9OdWV2YS1pbWFnZW40LTY2MHgzNTAuanBn

A Boston Dynamics é uma empresa líder na área da robótica. Já se tornou natural dela, de vez em quando, nos impressionar com seus robôs.

O robô mais famoso da empresa é o Big Dog (cachorro grande), um quadrúpede capaz de atravessar terrenos acidentados e transportar suprimentos, ideal para muitas aplicações militares e civis onde o equipamento pesado é necessária para o transporte.

Após quase quatro anos não apresentavam seu robô Humanóide PETMAN aperfeiçoado. O primeiro PETMAN era basicamente um tronco áspero e pernas. O atual está fisicamente completo (ou quase).

PETMAN é capaz de se mover, articular e caminhar como um ser humano real, sem qualquer apoio para permanecer equilibrado e erguido (ficar em pé).

Enquanto outros robôs foram capazes de realizar movimentos humanóides, esta é talvez a primeira vez que um robô humanóide de tamanho completo executa os movimentos mais fiéis ao dos humanos, feito que nenhum outro robô alcançou antes (ver o vídeo no fim da matéria).

Apesar de suas capacidades impressionantes, este robô foi projetado para não andar entre nós, mas apenas para testar a durabilidade de vestuários de segurança industrial, especialmente aqueles trajes usados ​​em ambientes perigosos. Em outras palavras, não vamos viver em um livro de Isaac Asimov nem tão cedo.

O robô vai testar a durabilidade de roupas de proteção química para garantir que ela resista ao desgaste com o uso contínuo. PETMAN caminha vestido com o traje por longos períodos, submetendo as roupas a uma ampla gama de movimentos "humano" causando tensão no tecido.

Para ser o mais realista o possível, o robô terá instalado um sistema eletrônico que permite regular a temperatura do seu corpo como se fosse um ser humano, tendo ainda a capacidade de transpirar, expondo o traje a umidade desde do interior. Também está equipado com sensores que detectam substâncias químicas que possam ter ingressados para o interior do traje.

cVdsc0JienpkaEE=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque