Primeira versão do Ouya recebe críticas muito negativas

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL291dGVyc3BhY2UudGVycmEuY29tLmJyL2ltZ3Nfb3MvbmV3cy8yMDEzL291eWEtcmV2aWV3LmpwZw==

As primeiras avaliações do Ouya indicam que o console terá um caminho longo e difícil para se tornar uma plataforma bem sucedida.

O console começou a ser enviado ao público que o financiou pelo Kickstarter no dia 29 de março, em caráter ainda de testes antes do lançamento comercial definitivo em junho.

Mas vários sites já avaliaram o produto, e pelo menos nesse estágio o Ouya apresenta alguns problemas graves, como um controle problemático e escassez de jogos relevantes.

Os sites The Verge e Engadget comentam que o controle sem fio apresenta um "lag" ocasional que prejudica a jogabilidade.

"Eu sempre tive um momento para lamentar meu erro antes que qualquer coisa acontecesse, também porque há uma boa defasagem entre o controle e o console. Isso nem sempre acontece, e parecia ter uma razão para acontecer, mas cerca de metade do tempo o jogo pareceu perfeitamente sincronizado e na outra metade parecia um tanto atrás do que meu dedão fazia", escreveu o avaliador do The Verge.

Outra reclamação comum sobre o controle é sobre os botões, que teriam a tendência a agarrar.

Também problemática é a versão padronizada do sistema operacional Android 4.1, que veio sem alguns recursos importantes e com algumas decisões de design pouco intuitivas, como no menu de rodar jogos.

"Passamos para um layout branco e laranja, que começa com um O, na forma de um sol nascente e um canto de "OUYA" enquanto o sistema completa a sua inicialização. Você é então jogado em um menu com quatro opções: "Play", "Discover", "Make" e "Manage".

"Na primeira, você roda os jogos que já baixou. Eles estão dispostos em duas linhas, que se estendem para a direita da tela. As coisas podem se estender bastante uma vez que você instalou muitos jogos, e até agora não há nenhuma maneira de mover ou classificar esses itens. Seus antigos jogos estarão na esquerda e os mais novos à direita - um arranjo que, pensamos, vai se mostrar problemático na visão geral das coisas. Há uma opção para pressionar Y e pesquisar por nome, mas por enquanto não parece funcionar", critica o Engadget.

Mas a maior crítica ao Ouya por enquanto diz respeito aos jogos. Mesmo com 8 mil desenvolvedores fazendo jogos para o Ouya, a qualidade dos 104 títulos disponíveis na loja do console é muito precária, na opinião dos avaliadores.

"Uma quantidade surpreendente de jogos de alta-qualidade está disponível na loja Google Play, mas o Ouya seguiu seu próprio caminho com a Ouya Store, e ela decepciona tremendamente em comparação".

O conceito de que os jogos do Ouya seriam baixados gratuitamente também parece não ter vingado, e o console veio com títulos como Final Fantasy III, que custa US$ 15,99 e muitos que, para serem gratuitos, prejudicam a experiência com avisos constantes sobre itens pagos.

A promessa de ser o console "mais hackeado" da história também gerou dúvidas nas cabeças dos avaliadores.

O autor da resenha no The Verge diz que conseguiu rodar o Netflix, Plex, Shadow Gun, Angry Birds Space e até Mario Kart 64 no Ouya, mas ressaltou que isso envolve processos complicados demais mesmo para os 60 mil entusiastas que adotaram a plataforma primeiro pelo Kickstarter.

"Esse é um produto com algumas boas ideias e um futuro potencialmente promissor, mas está a um milhão de milhas de algo em que valha a pena gastar seu dinheiro", concluiu o The Verge, que também dá uma nota ao Ouya: 3,5 em 10.

Já o Engadget escreve em seu veredicto que o Ouya "deveria ser considerado um lançamento beta" e que "simplesmente não está pronto para ser vendido nas lojas", mas os problemas podem ser resolvidos até o lançamento definitivo em junho.

O The Verge discorda desta última afirmação e escreve que o console está longe demais de seus objetivos para resolver os problemas em poucos meses.

"O aparelho está sendo vendido como um produto, e não um protótipo, e isso é errado. O Ouya não é uma plataforma de games viável, ou um bom console, ou mesmo uma boa interface para TV. Eu não sei o que ele é, mas até que a Ouya descubra, ele não vale os US$ 99", concluiu o The Verge.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,