Mercado mundial de videogames recua 25% em 2012, diz consultoria

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1oSTd5WWN1R3FjYy9UbV94THFFV2VrSS9BQUFBQUFBQUJWWS9RTWlFQ29mOFR2ay9zNDAwL01pY3Jvc29mdCtOaW50ZW5kbytlK1NvbnkuanBn

Sony e Microsoft devem determinar rumos do setor com novos consoles.

Analistas dizem que fraca recepção do Wii U pode prejudicar Nintendo.

O ano de 2012 foi complicado para as principais fabricantes de consoles de videogames no mundo, Sony, Microsoft e Nintendo. Segundo a empresa de pesquisa britânica ABI Research, as companhias colocaram no mercado no ano passado 30 milhões de consoles, ou 10 milhões de unidades a menos do que o número registrado em 2011.

Apesar da desaceleração, a ABI mantém uma visão de certo otimismo para o mercado em 2013, com Sony e Microsoft determinando os rumos do setor, não a Nintendo.

"A problemática estreia do Wii U no fim de 2012 não é um indicativo da recepção esperada para os outros consoles da 8ª geração. De fato, o Wii U ficará mais perto da geração atual do que da próxima.

Os jogos lançados até o momento confirmam essa tese com muitos títulos que já estavam disponíveis na Microsoft e na Sony. Apesar do Wii U Gamepad [o controle do videogame que imita um tablet] apresentar alguns elementos novos à experiência de jogar, ele ainda não fez sucesso entre os mais aficionados", disse o analista Michael Inouye, analista da ABI em comunicado.

A avaliação da empresa de pesquisa é que 2013 vai iniciar um movimento de crescimento para o mercado de consoles, encerrando as quedas dos anos anteriores. O otimismo, no entanto, se baseia em alguns fatos que podem não se concretizar, como uma redução no preço do Wii U em 2013 e que os novos consoles da Sony e da Microsoft sejam lançados a tempo das compras de Natal, com preço abaixo de US$ 450, preferencialmente US$ 350.

Além disso, os novos consoles não devem adotar práticas que podem assustar os consumidores como limitações ao mercado de jogos usados e a conexão constante à internet para prevenir a pirataria.

"Os jogos em dispositivos móveis certamente diminuiu as oportunidades para os fabricantes de consoles na área de jogos casuais, o que impactou mais a Nintendo. O desenvolvimento de novos modelos de negócios e a competição mais acirrada também criaram uma pressão nos preços que estimula a redução nos preços de venda dos consoles antes do que os fabricantes gostariam.

Novos fabricantes entrando no mercado vão adicionar um outra camada de complexidade, que tornará a disputa interessante", disse Sam Rosen, outro analista da ABI.

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque