Playstation 4: Sony muda políticas com desenvolvedores

#Notícia Publicado por Mazerati, em .

O Playstation 4 está chegando, e com ele, a Sony quer reverter os erros cometidos no passado.

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Um arquitetura mais amigável voltada para PCs já marca o primeiro passo para mostrar que o console tem uma filosofia mais aberta. O segundo passo, explicado neste artigo, simboliza o fim da política de aprovação que a Sony tinha com as empresas, o que causava bastante dor de cabeça para muitos publicarem seus jogos e conceitos.

Em entrevista ao site Gamasutra, Adam Boyes, do setor de relações da Sony, revela os detalhes que levaram à essas mudanças, porque a participação de Mark Cerny na arquitetura do Playstation 4 foi crucial e como a Sony planeja competir com Steam Box, ainda a ser anunciado.

A Mudança no Processo de Aprovação de Conceitos e o Apoio Aos Indies

Boyles comenta que antigamente, o processo de submissão e aprovação de conceitos era dividido em duas fases. Mas agora, esse processo será descontinuado, sendo apenas uma única fase com feedback opcional, sem processo de aprovação ou votação. Isso não se destina apenas às indies (empresas independentes menores), mas a todos os desenvolvedores de jogos.

Tudo isso foi realizado através dos relatos e reclamações coletados dos estúdios, independente de seu porte. A cada semana, a Sony buscava eliminar um item da lista de reclamações. Boyes esclarece que há dois grupos internos de relações públicas com desenvolvedores: uma àqueles que desenvolvem jogos distribuídos de forma digital e outro àqueles que desenvolvem jogos a serem distribuídos via meio físico.

Boyes também explica como era o processo de aprovação de conceitos, no qual a Sony era bem dura com os devs. Antigamente, existiam duas fases. A primeira, era puramente a aprovação de conceitos e a segunda era o envio do conceito em si.

O grande problema é que a primeira fase consistia na coleta de depoimentos de várias equipes da Sony ao redor do globo, sendo que depois eles eram compilados e enviados de volta aos desenvolvedores. O processo consumia muito tempo, fora que os estúdios já têm sua equipe de pesquisa, marketing, testes e etc. Então por que precisariam do feedback da Sony?

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Então a primeira mudança consistia na criação de um checklist para os desenvolvedores, no qual eles devem aderir aos pilares das plataformas da marca Playstation. Quando Boyes fala de pilares, ele quer dizer o jogo a ser lançada em uma das plataformas deve ter obrigatoriamente uma das funcionalidades dela integrada ao título.

Por exemplo, se for lançar um jogo para o Playstation Vita, é necessário pelo menos fazer uso de uma de suas funcionalidades, como a câmera ou o sistema de toque. A segunda mudança foi a eliminação das duas fases, atualmente é apenas uma.

Obviamente, o foco dessas mudanças é para atrair desenvolvedores para o Playstation 4. Shuhei Yoshida, CEO da divisão de jogos e entretenimento digital, é um grande fã dos indies, logo ele tornou o apoio a esses estúdios uma das prioridades na concepção do futuro console.

E a Sony tem se mostrado agressiva no sentido de trazer todos à bordo. Recentemente, foi anunciada a plataforma Unity For Playstation, criada em parceria com a Unity Technologies. A parceria consiste em fornecer ferramentas com suporte para a criação de jogos para as plataformas da Sony - inclusive (ou principalmente) o Playstation 4 - com a ferramenta Unity 3D, usada por muitos estúdios.

Além dessas mudanças, a Sony está revendo o processo de aplicação de correções em jogos e as taxas inerentes a eles. Isso tem se mostrado um problema, pois os estúdios pagam uma taxa para publicar um patch ou atualização de conteúdo para os jogos via o serviço online.

A Evolução do Playstation 4 em relação ao Playstation 3

Boyes comenta que o Playstation 4 não é somente uma grande atualização em relação ao que o Playstation 3 foi, mas que eles também querem facilitar a vida dos desenvolvedores. Quando o Playstation 3 foi concebido, não existia a prioridade em focar nos estúdios, principalmente os independentes, fora que o mercado de jogos era bem diferente. Era uma plataforma baseada em muitas tecnologias proprietárias, o que dificultava a vida dos desenvolvedores na hora de dominar e aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos.

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Quando Mark Cerny, o arquiteto de sistemas, entrou em cena, construiu os componentes e processos de forma a serem orientados a um desenvolvimento simplificado. O Playstation 4 está sendo lançado numa época na qual o mercado de PCs está em alta e os dispositivos móveis estão altamente competitivos. A Sony que oferecer variedade e conectividade, mas sempre focando no jogador e, mais recentemente, nos criadores de jogos.

A ameaça do Steam Box

Boyes também comentou sobre a possibilidade da Steam Box afastar os estúdios dos consoles de mesa. Para ele, a questão é como a Sony vai se manter competitiva e como eles continuaram a ter o mindshare de mercado sobre o marca Playstation. Ele não tem o que comentar justamente porque não sabe como será o modelo de negócios da Valve nesse sentido.

Everton
Everton #Mazerati

Estou levando apenas uma faca, meu cantil e uma pederneira!

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