Nokia trabalha em projeto de carga de bateria infinita

#Notícia Publicado por luis09andrade, em .

O título pode parecer ter um pouco de exagero, mas, se a ideia que a Nokia teve realmente vir a se tornar real, ele não parecerá tão absurdo assim daqui a alguns anos.

IMAGEaHR0cDovL3dpbmRvd3NwaG9uZWJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvQW50ZW5hc19yZWNhcmdhLWRlLWJhdGVyaWEtZGUtY2VsdWxhci5qcGc=

Na verdade a ideia tem o objetivo de manter o telefone em modo de standby por um tempo indeterminado, ou ainda recarregar a bateria do gadget muito lentamente usando a antena da rede 4G/LTE contida no aparelho.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3BzY2kuY29tL2ZpbGVzL2ltYWdlY2FjaGUvYXJ0aWNsZV9pbWFnZV9sYXJnZS9hcnRpY2xlcy9Ob2tpYTExMS5qcGc=

Um aparelho equipado com uma antena receptora de banda ultra-larga consegue receber frequências de 500 megahertz a 10 gigahertz a partir de antenas de televisão, estações de rádio e torres de celular. Ao mesmo tempo eles conseguem recolher até 5 miliWatts dessas fontes e que atualmente se perdem no aparelho. O projeto tem a intensão de fazer com que o aparelho aproveite essa pequena voltagem como fonte de recarga para a bateria.

20 miliWatts seriam capazes de manter um telefone em modo Standby por um tempo indeterminado. Isso enquanto o aparelho estiver ao alcance das fontes geradoras (que estão em toda parte). Contudo, o projeto prevê que um aumento de 20 para 50 miliWatts de captura pelo aparelho, seria capaz de recarregar a bateria do mesmo lentamente, o significaria que quase nunca seria precisa colocar o aparelho para carregar pelos métodos tradicionais que conhecemos hoje.

IMAGEaHR0cDovL3dpbmRvd3NwaG9uZWJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvQW50ZW5hcy1yYWRpYSVDMyVBNyVDMyVBM28uanBn

Markku Rouvala, que é um dos pesquisadores que desenvolvem o projeto no Nokia Research Centre em Cambridge no Reino Unido, trata o projeto de uma forma mais modesta, dizendo que esse tipo de carregamento será um complemento para os atuais e não uma solução única. Ele até cita outro suposto projeto da Nokia que é a recarga do aparelho usando células solares, que por sinal, até já existe um aparelho que usa essa opção solar, mas que não é da Nokia, é o Puma Phone (imagem abaixo).

IMAGEaHR0cDovL3dpbmRvd3NwaG9uZWJyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvcHVtYS1waG9uZS10b2dldGhlci5qcGc=

Esperamos que essa ou essas inovações um dia saiam do papel, pois, além de serem bem práticas para nós usuários, ainda seriam sustentáveis.

luis09andrade
luis09andrade
, Parchal, Faro, Portugal
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,