Hardware não pode ser um enigma, diz designer do PS4

#Notícia Publicado por JuninhoPancada, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDEzLzAzL3RodW1icy8xNDAzNTgtbWFyay1jZXJueS5qcGc=

Mark Cerny: desenvolvedores queriam uma plataforma mais acessível que o PS3

São Paulo - O designer do PS4, Mark Cerny, reconheceu que existiam empecilhos na arquitetura do processador do PS3 e que isso não poderia se repetir no novo console da Sony.

Em entrevista ao site Gamasutra, Cerny disse que em 2007 já tinha consciência do quanto o PS3 era complicado para desenvolvedores, quando comparado com o PC ou até mesmo o Xbox 360. Desde essa época, o designer iniciou pesquisas sobre novas alternativas para o console, que começou a ser planejado pela empresa em 2008.

"A coisa principal que não queríamos dessa vez é que o hardware fosse um enigma que os programadores tivessem que resolver para fazer títulos de qualidade", disse Cerny, se referindo à arquitetura Cell, desenvolvida em parceria com a IBM para o PS3. "Foi necessário que os estúdios Naughty Dog (Uncharted) e Sony Santa Monica (God of War) investissem tempo e dinheiro com a plataforma e compartilhassem suas descobertas para que, só então, a máquina começasse a brilhar", afirmou.

Desde 2008, Cerny tem conversado com desenvolvedores para sondar quais são seus desejos para uma nova plataforma. A vontade de uma arquitetura mais acessível foi o pedido mais recorrente.

A previsão da Sony é que o PS4 será lançado ainda em 2013. De acordo com o gerente da Sony na América Latina, Mark Stanley, o console deve ser disponibilizado para teste no Brasil na próxima edição da Brasil Game Show, que ocorre em outubro.

DarKnight
DarKnight #JuninhoPancada
, Maceió, Alagoas, Brasil