Usuário de Firefox no Windows XP tem 6x mais chance de ser golpista

#Notícia Publicado por Sonic_The_Hotdog, em .

A estatística vem da Sift Science, uma startup formada por ex-funcionários do Google que encontra padrões entre fraudes para tentar impedi-las

IMAGEaHR0cDovL3RvY2hwYy5ydS91cGxvYWRzL3Bvc3RzLzIwMDktMTIvMTI2MTU2ODg5NF9maXJlZm94X3Zpc3VhbF9zdHlsZV91cGRhdGVkX2J5X2h5cG90aHguanBn

Um comprador usando o Mozilla Firefox em um computador Windows XP tem seis vezes mais chance de ser um golpista do que em outras combinações de navegador e sistema operacional. A estatística vem da Sift Science, uma startup formada por ex-funcionários do Google que encontra padrões entre fraudes para tentar impedi-las. As informações são da Wired.

Os pesquisadores da empresa de São Francisco, na Califórnia, usam um sistema de aprendizado computacional, com um algoritmo semelhante ao usado pelo Google para evitar abusos da parte de seus anunciantes. O diferencial é que a Sift oferece o serviço de proteção contra fraudes para sites menores do que o gigante das buscas. Airbnb, Uber e Listia estão entre os clientes dos ex-Google.

"A questão central é fazer o comércio online mais seguro e eficiente", explica Brandon Ballinger, fundador da Sift e executivo-chefe de Tecnologia. "Todo mundo que tem um site de comércio eletrônico está o tempo todo sendo atacado por golpistas, e você e eu, consumidores, pagamos mais (caro) por causa dos golpistas", continua.

Entre outras estatísticas que a startup californiana já agregou estão que um usuário que gastou apenas US$ 4 online na última semana tem 78 vezes mais chance de ser um fraudador, assim como os que usam cartões de presente pré-pagos têm 106 vezes mais chance. Os que fazem login via proxy somam 15 vezes mais chances, e os que estão logados da mesma máquina que outro usuário, 13 vezes mais.

O sistema da Sift usa a nuvem da Amazon para acessar uma enorme quantidade de dados e peneira (sift, em inglês) as principais tendências em golpes e fraudes. Isso porque outros mecanismos de proteção não conseguem se manter suficientemente atualizados para combater os golpes. Uma vez que os atacantes entendam quais regras os serviços de proteção usam, passam a burlá-las.

Qualquer comércio eletrônico pode fazer um teste gratuito do serviço da Sift. A empresa instala um snipet de JavaScript no código da página e coleta dados, assim como o Google Analytics. As primeiras 5.000 análises são gratuitas, e depois é cobrado US$ 0,10 por usuário averiguado pelo sistema.

Além de Bellinger, que trabalhava com aprendizado computacional no Google, seu mentor no gigante de buscas, Sean Gerrish, também está no quadro da Sift. O mentor de Gerrish, por sau vez, Doug Beeferman, é outro que faz parte da equipe.

Sonic_The_Hotdog
Sonic_The_Hotdog
, Acre - Com a mãe