Miyamoto explica porque a Nintendo nem sempre produz novas IPs

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy15RUJKc3oxTmZLNC9VVHZ5VWE0d0NESS9BQUFBQUFBQUtpNC94Yi0tOC01Z2RNby9zMTYwMC9NaXlhbW90bytOaW50ZW5kbytCbGFzdC5qcGc=

A Nintendo possui uma variedade de franquias famosas (e algumas "quase" esquecidas também). E é claro que as séries consagradas carregam milhões de fãs, porém, vez ou outra, a Big N também trabalha com novas IPs (propriedades intelectuais). Shigeru Miyamoto, criador de várias personagens famosas da empresa foi questionado pela Time se ele prefere trabalhar com novas IPs ou alterar títulos já existentes. Confira a declaração de Shiggy:

Time: Com séries como Pikmin e outras como Nintendogs e Steel Diver, você esteve envolvido com novas IPs para a Nintendo. Ainda assim, grande parte dos seus jogos envolve trabalhar com IPs existentes e aplicar novas ideias de jogabilidade. Você está inclinado atualmente em querer desenvolver novas IPs ou retrabalhar materiais existentes?

Miyamoto: Toda vez que começo a trabalhar em algo, sempre começo com a criação de uma nova jogabilidade. Depois que o jogo se torna mais concreto, procuramos que personagem é o mais adequado para a jogabilidade. Então eu acho que, do meu ponto de vista, a situação ideal seria que nós estamos criando uma experiência tão inovadora e tão única que podemos apresentá-la aos consumidores com um novo personagem ou IP, de forma que seria mais fácil para eles compreenderem o conceito e desfrutar o jogo. Mas também pode ser que em alguns desses casos faça mais sentido envolver alguns dos personagens que são mais familiares para os nossos fãs.

Quando criamos o original Wii Sports, poderíamos tê-lo feito como um "Mario Sports", mas decidimos não fazê-lo. Da mesma forma com Wii Fit, que poderia ter sido um "Mario Fitness", mas, em ambos os casos, decidimos introduzir esses títulos como novas IPs ou novas franquias, como uma melhor abordagem. Por causa que esses jogos não possuam personagens específicos associados a eles, as pessoas podem não vê-los como novas IPs, mas certamente, quando criamos esses jogos, queríamos que fossem novas franquias. Pode ser que no futuro, como estamos gerando novas ideias, iremos nos deparar com uma ideia que faça mais sentido lançar um novo personagem.

Curioso, não? Miyamoto trabalha primeiramente com a jogabilidade para somente depois avaliar em qual franquia existente ela se encaixa. Mesmo com as franquias que tanto adoramos, sempre é bom o ar de frescor de novas IPs. E ainda bem que Wii Fit não foi Mario Fitness, afinal, o encanador bigodudo perderia todo o carisma caso perdesse aquela barriguinha. Pelo jeito, a dieta de flores e cogumelos só engorda...

Anônimo
Anônimo