Canonical anuncia o Mir e o Unity Next

#Notícia Publicado por clenivaldo, em .

As próximas versões do Ubuntu (13.10 ou, no mais tardar, 14.04 LTS em diante) trarão novidades no servidor gráfico e no Unity. Voltadas à performance e unificação de interface e códigos, os próximos Ubuntu serão tudo aquilo que a Google, a Apple e a Microsoft sonham para suas plataformas: integradas em todos os dispositivos. A palavra Unity (unidade) nunca fez tanto sentido!

IMAGEaHR0cDovL3VidW50dWVkLmluZm8vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvVWJ1bnR1LU1pci1lLVVuaXR5LU5leHRNLmpwZw==

X, você está eliminado. Mir, seja bem vindo

Em 2013, foi anunciado o Ubuntu Touch (conhecido como Ubuntu Phone OS e Ubuntu Tablet OS), que unia todas as interfaces Ubuntu (desktop, TV e mobile) em um mesmo design, algo que ainda não foi realizado com sucesso pelas grandes empresas como a Google e a Apple com o Android e o iOS.

Além disso, havia a discussão da adoção do Wayland como o servidor gráfico padrão por todas as suas potencialidades gráficas. Essa adoção seria algo inevitável visto que X acarreta muitas primitivas antigas, provavelmente nem usadas atualmente que trazem peso associado. Mas a escolha não foi nem o X nem o Wayland. Foi o Mir, serviço próprio da Canonical. E será este que poderá fazer sua estreia não tão estável no 13.10 - ou apenas na próxima LTS, 14.04.

O Mir foi criado para suportar toda a convergência entre plataformas que será a nova base do Ubuntu: desktop, mobile e TV. O Mir está a ser criado de raiz pelo Ubuntu para o Ubuntu com a questão performance, uma das maiores reclamações do Ubuntu 12.10, bem melhorada. E também terá suporte às aplicações X.

IMAGEaHR0cDovL3VidW50dWVkLmluZm8vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvcXQtbG9nby5qcGc=

Unity, agora em Qt. Só que sim.

O Unity - unidade - aparentemente estava fragmentado. Era Unity 2D, Unity 3D, Unity da Ubuntu TV. Depois do Ubuntu Touch, totalmente em Qt, o Unity sofreria outra fragmentação? Só que não.

Depois de ser apresentada a unidade entre plataformas com o sistema operacional Ubuntu, os desenvolvedores do Ubuntu anunciaram o Unity Next, desenvolvido em Qt/QML. Com o Unity Next, o já conhecido Unity será praticamente o mesmo em todas as plataformas em que ele estiver. E, o melhor, todos os tweaks, como Dash, indicadores, e etc, continuarão funcionando normalmente. O Unity Next também será integrado por cima do Mir e tem como objetivos utilizar o mesmo Unity em diversas plataformas, junto com o design e identidade da interface Ubuntu, principalmente com o recurso de desktop ao conectar o celular a uma dock.

Vídeos demonstrativos

Entretanto, após o lançamento desta novidade, eis que começam a aparecer as primeiras imagens do Mir. Thomas Voß, um dos programadores do Mir, publicou dois vídeos demonstrando o Mir a funcionar num tablet e em um computador.

No caso do tablet, o programador avisa que o Unity não está pronto para o Mir e portanto é normal que não esteja perfeito. Aliás, o Mir não está a usar as capacidades do hardware gráfico neste vídeo abaixo:

aldqc3FjWUpETHM=

Relativamente ao vídeo do Unity no desktop, ele diz que está a funcionar numa placa ATI e diz que funciona também em placas Intel. Veja o vídeo:

MnNJVElWTGNYcmM=

clenivaldo
clenivaldo
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,