Meteoro que explodiu a Rússia era na verdade um 'Condrito'

#Notícia Publicado por big.cs, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5saW1ib3RlY2gubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzAyL21ldGVvcm8tcnVzc2lhLmpwZw==

Pesquisadores concluíram que o meteoro que caiu na região de Che­lyabinsk, Rússia, no dia 15 de fevereiro, foi um "Condrito", que tem composição pedregosa semelhante à maioria dos meteoritos que já caiu sobre a superfície terrestre.

Viktor Grokhovsky, professor na Universidade Federal dos Urais e membro do comitê de meteoritos da Academia de Ciências da Rússia, analisou de perto os fragmentos encontrados do Condrito e encontrou alguns tipos de minerais, entre eles Olivina e Sulfito.

"Os fragmentos contêm um número padrão de minerais, incluindo Olivina, Piroxena, Troilite e Camacite", disse Grokhovsky. "Estes minerais, que podem ser descobertos apenas no espaço exterior, confirmam a natureza extraterrestre dos fragmentos."

O meteoro da classe dos Condritos ordinários tinha 17 metros de diâmetro, 10 mil toneladas de massa e viajava a uma velocidade aproximada de 11 km por segundo. O meteoro de Cheliabinsk é considerado o maior meteoro que atingiu a Terra desde o evento de Tunguska, em 1908, na Sibéria.

Inúmeras câmeras de vídeo acopladas em veículos da Rússia capturaram a cena; uma bola de fogo cruzando os céus no sul da região dos Urais, caindo na terra e deixando cerca de 1200 pessoas feridas. A energia liberada na atmosfera foi 30 vezes maior do que a energia da bomba atômica que arrasou Hiroshima em 1945.

A NASA ajudou os russos a estimar o tamanho do meteoro com a ajuda de uma rede de sensores infravermelhos.

"Esperamos que um evento desta magnitude ocorra em 100 anos, em média", disse Paul Chodas, do Escritório de Programação de Objetos próximos a Terra (NEO) da NASA.

Pesquisas apontam que cerca de 10 pequenos meteoritos atingem o nosso planeta todos os anos.

big.cs
big.cs
, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque