O PlayStation 4 dos nossos sonhos

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

A contagem regressiva para o anúncio oficial do PlayStation 4 foi iniciada na semana passada com a divulgação de um evento especial no dia 20 de fevereiro. Até lá, teremos muitos novos rumores e especulações sobre o console, mas decidimos ir além das notícias e especificações técnicas e imaginar como seria o console da próxima geração perfeito. Apesar de achar muito difícil o console possuir todas as tecnologias para atender todos os meus desejos, não custa nada sonhar. Mas, se cumprir a maioria delas, já ficaremos bastante felizes.

Tecnologia 4K

Quando a Sony lançou o PlayStation 3, ela imaginou um console para até 10 anos. Atualmente estamos no sétimo ano do console e não duvido que o seu suporte se mantenha até 2016. Podemos comparar a Tecnologia 4K como o Blu-Ray, que hoje é o padrão de mídia de alta definição, mas que em 2006 era caro e raro. A Tecnologia 4K é o futuro das televisões e hoje é caro e raro, mas daqui alguns anos se tornará mais atrativa e provavelmente, padrão. Por isso, para começar acertando com o PlayStation 4, a Sony terá que dar suporte a essa tecnologia.

Inicialmente, acredito que apenas filmes suportarão a ultra resolução, mas imaginar jogos criados em 1080p com upscalling para 4K, ou mesmo jogos nativos em 4K seria algo fora de série. Hoje, totalmente desnecessário e inimaginável, mas para um console que deverá ficar no mercado pelo menos cinco anos, se torna essencial.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTMvMDIvVFYtNEsuanBn

Blu-Ray

A tendência do mundo moderno é que as mídias desapareçam e que todo o conteúdo seja digital. No PlayStation 3 vimos uma evolução do conteúdo digital, que em 2006 era praticamente nulo, mas hoje representa boa parte das vendas dos jogos. Mas, ainda não estamos prontos para esta mudança total, estamos em uma fase de transição que deverá demorar mais alguns anos para ser finalizada e por isso, a Sony não pode e não deve deixar o drive óptico fora do seu console.

Além disso, será a primeira vez que a empresa deve manter uma tecnologia óptica igual a da geração anterior. O PlayStation original tinha jogos em CD, o PlayStation 2 em DVD e o PlayStation 3 em Blu-Ray. O PlayStation 4 deverá se manter no Blu-Ray para que daqui muitos anos, no futuro PlayStation 5, possamos ter um console totalmente conectado em digital, sem drive óptico.

PlayStation Plus

A PlayStation Plus é a melhor invenção da Sony desde o primeiro PlayStation. O serviço de assinatura anual agrada 11 a cada 10 assinantes que tem acesso a jogos gratuitos, descontos e serviços exclusivos. No PlayStation 4, a Plus deveria ser elevada a um patamar superior. O novo console da Sony deveria integrar gratuitamente, para todos os usuários, serviços como arquivos nas nuvens, download de atualizações e sincronização de troféus, o que abriria espaço para novos serviços que tornariam a Plus ainda mais atraente.

Um desejo que eu tenho expressado para alguns amigos é que a Sony poderia lançar dois pacotes da PlayStation Plus. O primeiro seria o pacote básico que manteria os moldes que temos hoje do serviço, ou seja, uma taxa anual, alguns jogos gratuitos, vários descontos e muitos serviços. O segundo seria justamente a nova Plus, que teria uma taxa mensal (na minha ideia, o valor gira em torno de 50 e 60 dólares) e que daria acesso a toda a biblioteca de jogos e DLCs do console, instantaneamente.

Não tenho dúvidas que o PlayStation 4 terá todos os seus jogos digitais no mesmo dia do lançamento da mídia física, como no Vita e por isso, criar este modelo de negócio seria mais simples do que todos podem imaginar. A Sony ganharia mais dinheiro, visto que a grande maioria dos jogadores não compra 12 lançamentos por ano e os jogadores, por sua vez, estariam dispostos a gastar um pouco mais de dinheiros simplesmente pelo fato de ter acesso a todo conteúdo do console. Ideia doida? Talvez, mas quem aqui não assina o Netflix? Se com filmes e seriados funciona, porque não criar algo com jogos.

Eu vou além, você se lembra que no ano passado a Sony comprou a Gaikai? Pois bem, a Gaikai oferece justamente isso que estou falando. Então, porque não?

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTMvMDIvUGx1cy5qcGc=

Preço

Eu dúvido que a Sony falará o preço, ou a data de lançamento, do PlayStation 4 no evento do próximo dia 20. Mas, esta dica fica para quando ela pensar em tornar público o preço do seu console de nova geração. O PlayStation 4 não pode, de forma alguma, custar o mesmo que o PlayStation 3 custou em seu lançamento. O atual console começou custando mais de 600 dólares na terra do Tio Sam, o que fez muita gente acabar comprando um Xbox. Acho difícil pensar no preço ideal, mas 399 dólares seria aceitável para um novo console e nem um centavo a mais.

PlayStation Vita

Quando anunciado, o portátil da Sony parecia ser o companheiro ideal do PlayStation 3. Mas, depois de um ano no mercado, praticamente não vimos a aguardada interação entre PlayStation 3 e PlayStation Vita. Agora, com o PlayStation 4 entrando no forno, fica ainda mais difícil de imaginar o portátil se tornando um controle do PlayStation 3.

No PlayStation 4, a Sony precisará investir na integração entre os dois consoles. Primeiro, o vita deverá ser o controle do console, se assim o seu dono desejar. Seria a única forma de conseguir eliminar e com muito estilo, a concorrência do Wii U. Além disso, a possibilidade de jogar jogos do PS4 no portátil deve ser tornar padrão, para que a disputa da TV com as mulheres / namoradas, possa ser mais agradável.

O vita parece esquecido pela Sony e trabalhar a integração dos dois consoles parece ser um grande motivo para acreditar no futuro de ambos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTIvMTIvUGxheVN0YXRpb24tVml0YS0wNC5qcGc=

PlayStation Move

O controle de movimento virou febre com o Wii e depois, aos poucos, foi entrando em decadência. O PlayStation Move teve seus bons momentos no PlayStation 3, quando jogos muito bons foram lançados com suporte à ele. Mas, como qualquer moda, caiu em desuso e hoje, a quantidade de jogos para o acessório é menor e a chance dele estar ganhando pó no seu armário são grandes.

Honestamente, a Sony não deveria investir nessa tecnologia para o PlayStation 4. Mas, como sabemos que ela irá investir, que invista da forma certa. O controle de movimentos, em sua essência, visa atrair jogadores mais casuais para o mundo dos jogos e por isso, no próximo PlayStation, ele deverá cumprir apenas esta função. Ou seja, temos que ter jogos específicos para o controle de movimentos e nada mais. A Sony tem que por um ponto final na bagunça que ficou o uso do controle de movimentos, que muitas vezes é adaptado e passa uma experiência terrível.

O PlayStation Move também tem que ser mais barato e mais acessível, quem sabe chegando junto com o PlayStation 4.

Jogos Exclusivos

Talvez este seja o ponto principal e mais aguardado pela grande maioria dos jogadores. A Sony é dona de uma vasta quantidade de séries e produtoras, capazes de criar jogos incríveis, como vimos no PlayStation 3 ao longo dos últimos anos. No PlayStation 4, não tenho dúvidas que esta proposta da Sony se manterá da mesma forma. Mas, para o anúncio do PlayStation 4 causar impacto, temos que ter jogos de peso.

Gostaria de ver Uncharted 4 e Metal Gear Solid 5 como os grandes jogos de destaque do console, chegando próximo ao lançamento do console e com gráficos incríveis. Temos também outras séries que poderiam ganhar uma versão na próxima geração: God of War, inFamous, Killzone, Gran Turismo, etc… Mas acho bem difícil que mais de duas delas sejam mostradas logo de cara.

Outra expectativa muito grande é para novas séries exclusivas, que empresas podem estar trabalhando já a algum tempo e que serão só reveladas agora. A Sony precisa ter diversas cartas em sua manga, mas cartas de peso, que farão seus consoles serem vendidos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZ2VuLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvLzIwMTMvMDIvR3JvdWQtWmVyb2VzLmpwZw==

DualShock 4

Jogo em um controle DualShock a três gerações e estou acostumado com o controle. Na minha opinião, tudo o que o novo controle precisa é se adaptar as novas tecnologias, como o PlayStation Vita está adaptado. Muitos rumores apontam que o novo DualShock terá sensores biométricos, telas sensíveis ao toque, um novo design… Não sabemos até que ponto isso tudo é verdade, mas o principal desejo é que se estas novas tecnologias forem adicionadas ao controle, que elas sejam utilizadas de forma inteligente.

Quem ai não se lembra do SIXAXIS? No começo do PlayStation 3, até tínhamos um ou outro jogo com a tecnologia, mas depois caiu em desuso. Então, não adianta nada encher o novo controle de tecnologia que servirá apenas para deixá-lo mais caro.

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,