É a Sony, e não a AMD o alvo da GeForce Titan

#Notícia Publicado por Black Marco, em .

Quando ouvimos pela primeira vez sobre o lançamento de sua placa gráfica para jogos baseado no NVIDIA GK110 no início de fevereiro, nos pegou de surpresa, com uma nomeação intimidadora (GeForce Titan 780?). A placa de vídeo é esperada para melhorar o flagship da atual geração da NVIDIA, a dual-GPU GeForce GTX 690, com uma única GPU, mas o mercado de placas de vídeo realmente precisa disso? Talvez não, mas a resposta não reside na concorrência com a AMD no mercado de placas gráficas, mas com a Sony, e a concorrência entre as plataformas PC e console.

No fim de semana, apareceu que a Sony iria apresentar a sua próxima geração do console PlayStation (codinome "Orbis") no final deste mês, e que marcaria o início da próxima geração de consoles de jogos. O PlayStation 4 apresenta um hardware com conjunto atualizado de recursos, e promete levantar os detalhes gráficos que a indústria do console realiza com mão de ferro para a última meia década. Isto representa um desafio não só para a NVIDIA, mas para os jogos de PC em geral.

Não é nenhuma novidade que os gráficos no PC sempre superaram o dos consoles, mas perdeu o "fator de custo." Os defensores de consoles falsamente comparam o custo de um PC inteiro (aproximando-se ou cruzando os US$ 1.000) com um console de US$ 300. Em nossa opinião, o marketing da NVIDIA e AMD não consegue apresentar adequadamente o argumento de que uma placa de vídeo como um único componente custa exatamente o mesmo que uma console de jogos, e transforma computadores médios de desktop já existentes em domicílios, em PCs de jogos.

Com a introdução da próxima geração do PlayStation "Orbis", empresas de gráficos de PC, tais como NVIDIA precisam lançar novos produtos para lembrar as massas que ao olhar os jogos no PC, sente e joga melhor do que nos consoles, até mesmo os mais recentes.

O Kepler GeForce 110 (GK110) é o maior GPU da NVIDIA (possivelmente o da atual indústria). Concebido em torno do processo de fabricação de 28 nanômetros de silício da TSMC, era relativamente novo e propenso a gerar problemas, e foi colocado de lado, quando a NVIDIA percebeu que seu segundo chip mais rápido, o GK104, tinha uma chance real contra as GPUs high-end "Tahiti" da AMD. Mesmo com o Ano Novo de 2013 se aproximando, os especuladores mais audaciosos na imprensa eram levados a acreditar que a NVIDIA iria demorar para lançar o GK110 com sua série GTX 700, algum tempo mais a frente de fevereiro. O que mudou? A Sony e a Microsoft concordaram em traçar a programação de lançamento de sua próxima geração de consoles, por isso os seus produtos vão obter grande exposição no mercado, e isso é ruim para a plataforma PC.

A placa de vídeo GeForce "Titan" 780 GK110, portanto, é a NVIDIA não apenas golpeando sua própria marca GeForce (que já leva AMD Radeon no espaço PC), mas os jogos de PC em geral. Não esperamos ver caixotes cheios dessas placas de vídeo indo às lojas ainda, mas um "livro-texto" de lançamento da NVIDIA. Vendo a NVIDIA ao longo das décadas vemos que quando se tem limitados estoques iniciais de um novo produto e ainda quer evitar o tampão de um "lançamento de papel", (um lançamento que está apenas no papel, sem disponibilidade pública), ele aparece nas lojas apenas em suficientes quantidades do produto para a imprensa em todo o mundo (para revisões de data de lançamento), e lançamentos limitados em mercados-chave, como os EUA e a EU..

Marcos
Marcos #Black Marco

Cheats é pra Shits

, Suzano - SP
Publicações em Destaque