Samsung deve crescer mais que a Apple e se manter líder em 2013

#Notícia Publicado por Galaripo, em .

A empresa sul-coreana Samsung deve manter a liderança no mercado de celulares em 2013 e talvez até amplie a diferença sobre a americana Apple, sua principal rival.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5oaXBlcmZyZWUuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzA1L3NhbXN1bmcxLmpwZw==

A previsão é da consultoria Strategy Analytics, que acompanha o mercado de telefonia móvel ao redor do mundo.

Segundo estudo da consultoria, antecipado pela agência de notícias Reuters, ao todo devem ser vendidos 875 milhões de celulares em todo o mundo neste ano. O valor representaria um crescimento de 27% em relação a 2012. Apesar da elevação, haverá uma desaceleração na taxa de aumento, pois no ano passado foram vendidos 45% mais aparelhos que em 2011.

A leve desaceleração, de acordo com o relatório da consultoria, se deve ao início de uma saturação do mercado em países como os Estados Unidos e também na Ásia, incluindo a China.

O estudo indica que a Samsung deve vender 290 milhões de celulares, contra 215 milhões alcançados no ano passado. O aumento, de 35%, supera o da Apple. A empresa fundada por Steve Jobs registrará, segundo a Strategy Analytics, uma elevação de 33% e atingirá 180 milhões de celulares vendidos em 2013.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYWxheHlzM2JyYXNpbC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDQvTG9qYS1TYW1zdW5nLXNob3BwaW5nLWhpZ2llbm9wb2xpcy1zJUMzJUEzby1wYXVsby1icmFzaWwtYnJhemlsLTIuanBn

A vantagem da Samsung está na quantidade de modelos diferentes disponíveis e no sucesso do Galaxy S III em mercados como o americano. Uma versão ainda mais moderna pode ser lançada neste ano, mantendo a sul-coreana à frente de suas concorrentes. Modelos mais populares continuarão sendo fabricados.

A Apple, por sua vez, ainda produz apenas o iPhone, embora venda modelos anteriores do celular que revolucionou a telefonia mundial. Uma versão menor e mais barata pode ser introduzida para tentar competir com a Samsung e outras companhias. Os analistas até apostam que o nome poderá ser "iPhone Mini". No ano passado, a empresa introduziu uma versão menor de seu tablet, o iPad Mini.

Celulares que operam através do sistema Windows 8, da Microsoft, como alguns aparelhos da HTC e da Nokia, também esperam conquistar fatias do mercado ao longo deste ano. Mas os que utilizam o Android, do Google, como a Samsung, ainda devem levar vantagem.

Existe a expectativa de a canadense Research in Motion (RIM) finalmente lançar o Blackberry 10. A empresa, que dominava o mercado de smartphones até poucos anos atrás, tomou uma série de decisões consideradas equivocadas por analistas de mercado e, assim, viu sua fatia no setor praticamente se pulverizar.

Lúcio
Lúcio #Galaripo
, Brasil
Publicações em Destaque