Empresa de tecnologia testa as mudanças gráficas entre New Super Mario Bros. Wii e New Super Mario Bros. U

#Notícia Publicado por Galaripo, em .

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1BOS1zZTdOQlRFVS9VT2htZ1FsekpnSS9BQUFBQUFBQU9Lby9GLUxNVkNGeHRBcy9zMTYwMC9OU01CVS5qcGc=

Especializada em tecnologia, a empresa Digital Foundry, parceira do site Eurogamer, resolveu averiguar a fundo quais foram as principais mudanças gráficas realizadas pela Nintendo de New Super Mario Bros. Wii para New Super Mario Bros. U. A resolução gráfica de New Super Mario Bros. U é de 1280x720, enquanto a de New Super Mario Bros. Wii é de 640x480, então eles utilizaram o emulador Dolphin para PC para que a resolução dos dois jogos fossem iguais. A comparação gráfica entre os dois jogos foi bastante reveladora, e mostrou que, embora as mudanças não sejam tão drásticas como muitos esperavam, alguns detalhes realmente reforçam o detalhismo artístico e o capricho dos desenvolvedores da Nintendo, fazendo Mario estrear oficialmente no mundo HD em grande estilo.

Confira abaixo as impressões obtidas pela companhia Digital Foundry durante seus testes:

Efeitos de Iluminação - Em New Super Mario Bros. U, ainda que à primeira vista, Mario e Yoshi estejam bastante parecidos graficamente com as versões vistas no Wii, melhorias nos efeitos de iluminação fazem a diferença. O rosto de Mario se ilumina quando ele está próximo a lâmpadas dentro das minas, e um reflexo avermelhado percorre suas roupas enquanto uma Fireball pula de poços de lava. O efeito de anti-aliasing (que torna os contornos gráficos mais limpos) se mostra mais eficiente em New Super Mario Bros. U, principalmente nos personagens e nos objetos, embora detalhes dos ambientes não tenham sido beneficiados. Abaixo você confere um vídeo onde New Super Mario Bros. Wii (rodando em HD graças ao emulador Dolphin) e New Super Mario Bros. U são colocados lado a lado para comparar os gráficos e o comportamento de tipos de cenários e inimigos comuns a ambos os jogos.

eGhTVmZidG1LdkU=

Visual Pintado a Óleo - Enquanto muitos inimigos não sofreram evoluções gráficas dignas de nota, outros foram visivelmente redesenhados pelos desenvolvedores. Um bom exemplo são os Fuzzies, que ao invés da aparência geométrica achatada que tinham em New Super Mario Bros. Wii, agora liberam algumas gotas residuais pretas em todas as direções enquanto se movem nos céus dos estágios no mundo Meringue Clouds, parecendo mais vivos do que antes. Uma das características gráficas mais incríveis de New Super Mario Bros. U é o visual de seus estágios que lembram pinturas a óleo, começando de maneira sutil com a tonalidade do verde das folhas em Acorn Plains, e alcançando níveis dramáticos no estágio Painted Swampland, do mundo Soda Jungle; este estágio foi bastante inspirado pela pintura do célebre Vincent Van Gogh, "Noite Estrelada". A Digital Foundry diz lamentar que a Nintendo não tenha utilizado este estilo de arte em uma maior porção do jogo, pois é um aspecto que realmente deu novo fôlego ao visual da série New Super Mario Bros..

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1LQ05IazRiUnRYMC9VT2hvWjJ0WFVWSS9BQUFBQUFBQU9Mcy9XUHFPdEFmY0NsRS9zMTYwMC9pbWFnZW0uYm1w

Planos de Fundo e Velocidade - Os cenários de New Super Mario Bros. U ainda parecem um tanto simples, ainda que elementos como blocos e canos estejam com texturas mais polidas, graças à nova resolução gráfica, mas a Nintendo caprichou muito nos planos de fundo dos estágios. Ao atravessar os diversos mundos temáticos do jogo, o jogador poderá contemplar planos de fundo tridimensionais com cachoeiras totalmente animadas, embarcações aéreas dos inimigos em movimento, e castanheiras gigantes envoltas em nuvens que vão passando, por exemplo. O jogo roda constantemente na velocidade de 60 FPS (frames por segundo), permitindo que o controle dos personagens seja tão fluido e preciso como é de costume nos jogos Mario. Abaixo você confere um vídeo demonstrando diversas situações onde a velocidade do jogo se mantém, independente de fatores que poderiam comprometê-la, como o número e a constante movimentação dos elementos do cenário.

QUh5UF9rSzBlc0k=

Estes foram as principais diferenças gráficas notadas pela equipe da empresa Digital Foundry, e você pode ler a matéria completa (em inglês) clicando aqui.

Lúcio
Lúcio #Galaripo
, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque